09/01/2014 12h25- Atualizado em 10/01/2014 02:40
Em Pouso Alegre e Passos, combustível é mais vantajoso que a gasolina.
Gás natural, que por enquanto só chega em Andradas.
Abastecer com etanol está mais vantantajoso para os motoristas em algumas cidades do Sul de Minas. Depois que o governo anunciou o aumento de 4% no preço da gasolina em novembro, na região o litro do combustível está custando em média R$ 3. Mesmo com o aumento, o que se nota nos postos é que o consumidor ainda tem preferiro abastecer com gasolina.
Um levantamento feito pela EPTV Sul de Minas mostra que em Pouso Alegre (MG) e Passos (MG), os índices estão abaixo de 0,7. Portanto, nessas cidades, está mais vantajoso abastecer com álcool. Em Pouso Alegre, por exemplo, em 2012, a relação entre etanol e a gasolina foi de 0,72 e em 2011, era de quase 0,77. Em Passos, em 2011, o índice foi de 0,73 e se manteve no ano seguinte.
Ainda conforme o levantamento, atualmente em Poços de Caldas (MG), Itajubá (MG), Lavras (MG) e Varginha (MG), os índices estão maiores do que 0,7 e por isso, a gasolina continua sendo o combustível mais vantajoso. Segundo Leandro Motteran, representante da Minaspetro no Sul de Minas, a variação existe devido à diferença nos preços cobrados pelas distribuidoras de combustíveis no país. Ainda conforme ele, o ideal é escolher o combustível pela credibilidade dos postos e não só pelos preços.
Abastecer com etanol está mais vantajoso no Sul de Minas (Foto: Reprodução EPTV)Gás Natural |
Uma terceira opção de combustível para os motoristas é o gás natural veicular. No entanto, no Sul de Minas, a única cidade que oferece o gás é Andradas (MG). Em Poços de Caldas um posto já foi adaptado e deverá começar a oferecer esse tipo de combustível na próxima semana.
O custo médio da adaptação do veículo com a tecnologia é de R$ 3 mil, segundo a Gasmig.
Leia mais em: G1