Moradias em forma de oca serão construídas para índios no Sul de Minas - ALÔ ALÔ CIDADE

Moradias em forma de oca serão construídas para índios no Sul de Minas

Compartilhar isso
15/01/2014 01:17

Casa-teste deve ser concluída em 2 semanas, na zona rural de Cabo Verde.
Após temporal, índios pediram casas neste formato por programa federal.

Depois de um temporal em Caldas (MG), no ano passado, índios da tribo Xucuru Cariri procuraram a Caixa Econômica Federal para financiar imóveis pelo programa "Minha Casa, Minha Vida", mas uma exigência incomum foi feita por eles: as construções deveriam ser redondas, em formas de oca. O pedido foi atendido e o primeiro modelo, que será construído em Cabo Verde (MG) e usado como teste, deve ficar pronto em duas semanas.

Em setembro de 2013, um temporal provocou diversos estragos na aldeia da tribo Xucuru Cariri. O grupo de índios foi cadastrado no Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), que concede subsídios para trabalhadores rurais que desejam reformar ou construir. O projeto prevê a construção de 37 casas na aldeia, mas o único pedido dos índios era para que as novas moradias não tivessem um formato convencional, e sim de uma oca.

Índios pedem que novas moradias sejam construídas em formato de oca em Caldas (Foto: Reprodução EPTV)
Projeto permite casas em formato de oca para
índios de Caldas (Foto: Reprodução EPTV)
“Uma casa que era antigamente morada pelos nossos antigos. Então a importância maior é de mostrar pra nossas crianças que, mesmo tendo contatos não indígenas, a gente não tem que esquecer da nossa tradição”, explica o cacique Jal.

A casa-teste começou a ser construída a menos de um mês e foi orçada em R$ 28,5 mil. A ideia da construção da residência foi do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cabo Verde, entidade que organiza o Programa Nacional de Habitação Rural na região.

Reginaldo Roberto da Silva está arcando com os custos e não se importou que a casa-teste fosse feita na propriedade dele, em Cabo Verde, já que é a partir deste experimento que os índios vão poder ver o sonho das novas moradias realizado. “A gente trabalhou o projeto arquitetônico em cima do que os membros da aldeia pediram, então eu creio que vai ser muito útil para o pessoal da aldeia”, comenta.

Casa-teste em forma de oca fica pronta em duas semanas, em Cabo Verde (Foto: Marcelo Rodrigues / EPTV)
Casa-teste em forma de oca fica pronta em duas semanas, em Cabo Verde (Foto: Marcelo Rodrigues / EPTV)
A casa tem formas arredondadas com 63 metros de construção divididos em sala, cozinha, banheiro e dois quartos. Os projetos das novas moradias para a tribo já estão na Caixa Econômica Federal e as casas devem trazer mais conforto e alegria para os índios. “Pra falar de satisfação, o começo está de ‘bom tamanho’”, completa o cacique.

A casa-teste deve ser concluída em duas semanas. A previsão é de que as obras na aldeia de Caldas comecem em fevereiro deste ano.


Leia mais em: G1