Decreto proíbe moradores de lavar carros e calçadas com água em São João da Mata MG - ALÔ ALÔ CIDADE

Decreto proíbe moradores de lavar carros e calçadas com água em São João da Mata MG

Compartilhar isso

Decisão foi tomada por causa da estiagem em São João da Mata.
Com abastecimento gratuito, medida visa controlar gastos da população.

13/02/2014 16:04
Um decreto baixado pela prefeita de São João da Mata (MG), Denize Vilhena Borges, tem dado o que falar na cidade. Por causa da estiagem, os moradores estão proibidos de lavar os carros e calçadas com mangueiras. Isso porque o serviço de abastecimento de água tratada na cidade é de graça, e, por conta disso, a população não controlava os gastos.

Agora, o decreto pretende mudar os hábitos dos moradores da cidade de três mil habitantes. Segundo a prefeitura, a população foi informada do decreto através de um aviso que foi entregue nas casas. Além disso, o alto-falante da igreja também tem ajudado na divulgação.

Os dois córregos que abastecem a estação de tratamento nascem na Serra da Grota. O responsável pela estação, Geraldo Gregório, afirma que nunca viu o reservatório tão vazio. “Em 31 anos eu nunca vi o nível tão baixo. Ele está cerca de 40% abaixo do normal”, alega.

A prefeita afirma que o município vive severa estiagem e que os mananciais atingiram os piores índices dos últimos meses. “A água tratada é para ser usada com restrição, apenas para as necessidades básicas. Qualquer uso indevido da água, a pessoa será notificada primeiramente e, em caso de reincidência, ela será multada”, explica.

Ainda segundo a prefeita, já são sete notificações desde a publicação do decreto, no dia 6 de fevereiro. "Quem desrespeitar o decreto pode pagar multa correspondente ao dobro do valor cobrado pelo último IPTU", acrescenta.

Decreto proíbe moradores de lavar carros e calçadas com água em São João da Mata (Foto: Erlei Peixoto/EPTV)
Decreto proíbe moradores de lavar carros e calçadas com água em São João da Mata (Foto: Erlei Peixoto/EPTV)
Leia mais em: G1