Alunos vão representar Campanha na etapa nacional do Torneio Brasil de Robótica - ALÔ ALÔ CIDADE

Alunos vão representar Campanha na etapa nacional do Torneio Brasil de Robótica

Compartilhar isso

Campanha para o Brasil

08/03/2015 12:21
A equipe ''Knights of the Crown'', é composta por 11 alunos entre 11 e 16 anos, estudantes do Externato Nossa Senhora de Lourdes, CEDEC da cidade da Campanha, MG, após a participarem do Torneio Mineiro de Robótica conseguiram uma vaga para o Torneio Brasil de Robótica.

Alunos vão representar Campanha na etapa nacional do Torneio Brasil de Robótica - Fotos: Alô Alô Cidade

O Torneio Brasil de Robótica é um torneio que trabalha para incentivo da ciência e da tecnologia através dos torneios de robótica. Este ano de 2015, o torneio com o tema “Agricultura Sustentável,” traz como proposta, a ser pesquisada pelos times, levando há pensar um pouco sobre agricultura ecologicamente equilibrada, economicamente viável, socialmente justa, humana e adaptativa, incluindo a segurança alimentar, produtividade e qualidade de vida.


Este evento de cunho científico, tecnológico e educativo, objetiva o resgate de desenvolvimento humano, conhecimentos escolares, conhecimentos de gestão, competências técnicas e científicas, sendo assim as crianças e jovem  aprimoram o desempenho escolar e socioambiental, contribuindo com a disseminação da tecnologia, fomentando o empreendedorismo e fortalecendo os laços de família.


Os competidores serão avaliados em quatro etapas:

Mérito Científico
Objetiva reconhecer nas Equipes a capacidade de realização de uma Pesquisa em atendimento ao Método Científico, a Metodologia de Pesquisa, Abordagem do Problema, a Solução inovadora para o Problema estudado e Publicidade do trabalho e dos resultados encontrados.

Organização & Método
Objetiva reconhecer nas Equipes a capacidade de se organizarem, fazer o planejamento das atividades do evento, produzir a organização dos meios necessários, articulação entre os membros da equipe e capacidade de enfrentamento dos desafios apresentados na temporada.

Tecnologia & Engenharia
Objetiva reconhecer nas Equipes a capacidade de conceber, projetar, construir e programar um robô autômato, bem como reconhecer a melhor estratégia de abordagem dos desafios e pontuação na solução dos desafios práticos.

Desenvolvimento Humano
Objetiva reconhecer nas pessoas das Equipes o senso de responsabilidade social, ambiental, familiar e escolar.

A equipe representará a cidade da Campanha, MG, no Torneio Brasil de Robótica, nos dias 21 e 22 de março de 2015 em Nova Iguaçu, RJ, competindo com times de diversos estados, além de divulgar nacionalmente a cidade da Campanha, através de um stand que retratará os aspectos históricos e culturais, bem como comerciais e turísticos do município.


O nome da equipe ''Knights of the Crown'' em português significa, ''Cavaleiros da Coroa''. Segundo informações dos alunos, é uma homenagem a Cidade da Campanha, por causa da ''Coroa da Princesa''. Na cidade eles são os primeiros alunos a participarem de um torneio robótica e espera conseguir ir para o torneio internacional. No torneio nacional, não será fácil, pois tem muitas equipes fortes de outras cidades da região em Minas, como, de Itajubá, Passos, Cachoeira de Minas, Pouso Alegre e Formiga. Ano passado, em 2014, o torneio foi em Lavras, MG, onde a mesma equipe conseguiu classificar para Etapa Nacional.


Os alunos participantes até docinhos estão vendendo na escola para outros alunos, para arrecadar fundos. Eles também estão fazendo várias campanhas para conseguir, através de patrocínios e parcerias para a viagem até Nova Iguaçu, RJ onde será sediada o torneio, força de vontade não faltam. Ainda segundo informações dos alunos, a Prefeitura está apoiando e cedeu o ônibus para leva-los, mas eles precisam de arrecadar mais dinheiro, para hospedagem e alimentação, pois são dois dias de campeonato e espera conseguir outros apoios da cidade representada.


Vídeo: 




Vídeo 2:





Fotos:











Da redação: ALÔ ALÔ CIDADE