Resultado regional do 44º Concurso Internacional de Redação de Cartas - ALÔ ALÔ CIDADE

Resultado regional do 44º Concurso Internacional de Redação de Cartas

Compartilhar isso

Na próxima fase, a nacional, o vencedor ganhará uma TV e um troféu e sua redação representará o Brasil na etapa internacional


14/04/2015 19:37
Concurso Internacional de Redação de Cartas - Foto/divulgação

Com o tema “Escreva uma carta para descrever o mundo onde gostaria de crescer”, 324 alunos de até 15 anos participaram do concurso este ano no Estado. O vencedor foi o menino Renan Dias Ribeiro do 5º ano da Escola Municipal Dr. Viriato Diniz Mascarenhas, na cidade de Curvelo. Em sua carta, dirigida aos líderes mundiais, Renan diz que gostaria de viver em um mundo “onde o crescimento dos países fosse contado pelo nível de felicidade do povo, não por dinheiro...”

Renan receberá um tablete e um certificado. Serão premiados também o aluno que ficou em 2º lugar, Tiago Reis de Sousa Prata do Colégio Santa Marcelina, de Belo Horizonte e a menina que ficou em 3º lugar, Karolainy Ribeiro Gomes da Escola Municipal Anita Soares Dulci, na cidade de Santos Dumont .

As redações foram avaliadas de acordo com a coerência com o tema, criatividade, vocabulário e relevância internacional. A comissão julgadora da fase estadual do concurso foi composta pela escritora e cantora Fernanda Takai; a jornalista Malluh Praxedes; o presidente e membro da Academia Mineira de Letras, Olavo Romano, o ambientalista e escritor Tarcísio Martins; a secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, Inês Tourino; a secretária Municipal de Educação, Maria Aparecida de Almeida e os colegas dos Correios Roney Horta, Rose Cará e Wellington do Nascimento.

Na próxima fase, a nacional, o vencedor ganhará uma TV e um troféu e sua redação representará o Brasil na etapa internacional, a ser realizada pela União Postal Universal. As escolas também recebem prêmios, como computadores e impressoras.

Como Funciona o Concurso

O concurso é de autoria da União Postal Universal que congrega atividades postais de 191 países em todo mundo. No Brasil ele é realizado pelos Correios e o funcionamento de forma geral é o seguinte : São quatro etapas – escolar, estadual, nacional e internacional.  As escolas escolhem até 02 (duas) redações para participarem da etapa estadual. Depois, a primeira colocada da fase estadual concorre na fase nacional, quando é escolhida apenas a 1ª colocada nacional que irá representar o Brasil na fase internacional que ocorre na Suíça.

Saiba mais
_______________________________________________________

Está aberto o Concurso Internacional de Redação de Cartas 2015


O regulamento completo do concurso está disponível no site dos Correios, no link, clica aqui
Informações: Departamento de Relacionamento Institucional dos Correios