Correios ingressaram com ação de dissídio coletivo - ALÔ ALÔ CIDADE

Correios ingressaram com ação de dissídio coletivo

Compartilhar isso

Os Correios ingressaram com ação de dissídio coletivo junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) no final da tarde desta quarta-feira (16).


17/09/2015 22:01
A empresa tomou a iniciativa devido à divisão dos trabalhadores em relação à proposta de acordo coletivo apresentada pelo vice-presidente do TST, ministro Ives Gandra, na última sexta-feira. Na noite de ontem, dos 36 sindicatos dos Correios no Brasil, 17 decidiram não deflagrar paralisação, sendo que 16 aceitaram a proposta do TST. Não houve, portanto, maioria suficiente para a assinatura de acordo.
Foto/divulgação
Com isso, a empresa retoma sua última proposta que propõe reajuste de 6% nos salários (3% retroativos a agosto e 3% em janeiro de 2016), além de outros itens.
Serviços — As agências estão abertas e os serviços, inclusive a entrega de Sedex e o Banco Postal, estão disponíveis. Levantamento realizado nesta quarta-feira (16) mostra que 90,69% do efetivo dos Correios não aderiu à paralisação — o que corresponde a 108.185 empregados, número apurado por meio de sistema eletrônico de presença. Nesses locais, o movimento está concentrado na área de distribuição — do total de 28.569 carteiros que deveriam trabalhar hoje nas localidades em que há paralisação, 9.750 não compareceram (34,13%). 

Em Minas Gerais, 403 empregados aderiram ao movimento, o que representa somente 3,3% do efetivo total no Estado (13 mil funcionários). Nas regiões da Zona da Mata e do Triângulo Mineiro não há paralisação. A adesão concentra-se em Belo Horizonte e região.

Nessas localidades, os Correios estão aplicando o Plano de Continuidade de Negócios, que inclui ações como deslocamento de empregados entre as unidades, apoio de pessoal administrativo e realização de horas extras. Caso haja necessidade, a empresa também pode promover mutirões para entrega nos fins de semana. Os serviços de hora marcada postados e entregues no mesmo Estado foram mantidos nas localidades em que não há paralisação.

Nota dos Correios

Levantamento desta quinta-feira (17), mostram que, 89,68% do efetivo dos Correios, não aderiu à paralisação — o que corresponde a 106.982 empregados, número apurado por meio de sistema eletrônico de presença. Nos locais onde a paralisação foi deflagrada, o movimento está concentrado na área de distribuição — do total de 30.244 carteiros que deveriam trabalhar hoje nesses locais, 10.688 não compareceram (35,34%). Em Minas 468 empregados ( 3,8% do efetivo total) esta paralisado até o momento.

Informações: Correios