Aluno fica ferido em Feira de Ciências em Campanha, MG - ALÔ ALÔ CIDADE

Aluno fica ferido em Feira de Ciências em Campanha, MG

Compartilhar isso

O adolescente participava de uma apresentação na Escola Estadual Dom Inocêncio. Ele queimou as pernas em um acidente com produto químico

07/11/2015 10:21
Da redação: Alô Alô Cidade
A perna do aluno teve queimaduras de 1º grau segundo informações do médico - Fotos: Rosana Passos

O incidente aconteceu na quinta-feira (05), por volta das 14:00 na Escola Estadual Dom Inocêncio.
Os pais do aluno, F.A.P, de 14 anos, Marcelo Passos e Rosana Maria Santos Andrade dos Passos procurou a reportagem do Alô Alô Cidade e contou como foi o acidente com seu filho.

Produtos sendo preparados na Feira 
Segundo informações da Rosana, acontecia na Escola, uma Feira de Ciências e Mostra Cultural, e seu filho, iria apresentar a experiência chamada, ''Serpente do Faraó'', que são usados os produtos: açúcar, bicarbonato de sódio e álcool, onde misturado, a reação química só é transformada, depois de colocar fogo para a experiência ser concluída. Quando o filho de Rosana foi apresentar a experiência, um pote de álcool que estava em cima da mesa, caiu em uma das suas pernas juntamente com o fogo que já queimava os ingredientes misturados. Foi um desespero e gritos de socorro, o aluno correu se batendo para apagar o fogo que consumia a sua bermuda e sua perna. Ainda segundo a Rosana, seu filho contou a ela, que na hora da manipulação dos produtos químicos não tinha nenhuma supervisão de um adulto, professor ou responsável, e só tinham alunos da mesma idade do seu filho próximo da mesa de apresentação. A Diretora e um Professor quando ouviu os gritos do aluno queimado, prestou o socorro levando o adolescente as pressas para o pronto atendimento da cidade. A Escola ligou para a Rosana para avisa-la sobre o acidente, mas ela não viu a chamada no seu celular. Rosana só soube do acidente, ao chegar na Escola para assistir a Feira. Ela foi avisada que seu filho se queimou durante a apresentação e foi para o pronto socorro, desesperada, ela foi ver seu filho. No pronto atendimento, ele já estava medicado e foi avisado sobre o que ocorreu, em seguida liberado para ficar em casa.
Perna do aluno queimada
Segundo informações da Rosana, o médico disse que seu filho teve queimaduras de 1º grau e passa bem, só teria que cuidar dos ferimentos e o curativos. A Rosana voltou na escola onde ocorreu o acidente e a Diretora disse a ela, que o incidente só aconteceu por causa do aluno ter brincado com o fósforo.
A vítima, filha de Rosana disse que o  local era em um pátio fechado onde as experiências e inclusive essa perigosa eram realizadas sem nenhuma regras básicas de segurança. No local, haviam muitos alunos, inclusive de outras escolas da cidade. Os pais do aluno, pede justiça e querem que a Diretoria de uma assistência melhor ao seu filho, pois quem é responsável pelos alunos são eles, principalmente dentro da escola.

''Fica a dica deste acidente, para que outros pais não passem por essa história, orientem seus filhos e os responsáveis fiquem mais atentos para que ocorrências do tipo não se repita. Toda manipulação de produtos químicos tem que ter orientação de um adulto ou até mesmo, de um especialista acompanhando a criança ou adolescente.''


O Alô Alô Cidade está disponível para ouvir os responsáveis da Escola e a Feira de Ciência sobre esse caso.

Ouça a entrevista com a mãe:



A Experiência seria essa, conforme o vídeo.

Vídeo ( Canal do Manual do Mundo):




Mais fotos do aluno: