A ação é promovida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e conta com a presença de profissionais de segurança e da sociedade civil.
27/04/2018
Para estreitar o elo entre a população do Território Sul de Minas Gerais e as forças de segurança da região, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) promoveu, nesta quinta-feira (26/4), o 14º Encontro Regional de Polícia Comunitária em Lavras.
O evento, realizado via Escola Integrada de Segurança Pública (Eisp), também busca capacitar e qualificar servidores do sistema de segurança e representantes da sociedade civil para uma atuação efetiva. Durante o evento, profissionais e sociedade discutiram sobre como e de que forma a polícia pode trabalhar junto à comunidade, identificando e resolvendo problemas.
De forma participativa e por meio de palestras, experiências da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, além do conceito de polícia comunitária e de aproximação da comunidade, foram compartilhadas no anfiteatro do departamento de Biologia da Universidade Federal da cidade (Ufla).
![]() |
Encontro em Lavras capacita policiais para atuação mais próxima dos cidadãos - Fotos: Divulgação / Sesp |
Participaram do encontro profissionais do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e sociedade civil, bem como representantes da Rede de Vizinhos Protegidos e Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Conseps).
A superintendente da Escola de Ensino Integrado da Sesp, Roberta Ignácio, destaca a importância da participação da sociedade civil no combate à criminalidade. “Esta articulação ajuda a aprimorar a segurança pública, com apoio e participação social. Buscamos, assim, o fortalecimento da integração entre as instituições de segurança pública e a sociedade civil”, disse.
Lavras foi o 14º município do estado a receber o encontro, que já aconteceu em Belo Horizonte, Contagem, Vespasiano, Teófilo Otoni, Unaí, Divinópolis, Montes Claros, Ipatinga, Governador Valadares, Curvelo, Uberlândia e Barbacena e Uberaba. Mais de mil pessoas já foram capacitadas e passaram a conhecer um pouco mais sobre o que é a polícia comunitária.
Até o final do ano, a Sesp pretende capacitar cerca de 1.800 profissionais em todas as 19 regiões integradas de Segurança Pública (Risps) de Minas Gerais.
![]() |
Encontro em Lavras capacita policiais para atuação mais próxima dos cidadãos - Fotos: Divulgação / Sesp |
Palestras
A primeira palestra do dia foi sobre “Polícia Comunitária: conceito, mobilização e troca de experiências”, ministrada pelo tenente-coronel da PM, Juliano Santana Silva, e pelo sargento do Corpo de Bombeiros, Roldão Araújo.
No período da tarde, a temática “Mediação e Resolução Pacífica de Conflitos / Práticas de Polícia Comunitária” foi ministrada pelo delegado geral da Polícia Civil, Wagner Martins Guimarães.
Encerrando as atividades, a palestra “Participação Social e Segurança Pública” abordou a importância da compreensão de segurança pública para a construção de um processo de mudança em favor de todos os grupos que compõem a vida em sociedade.
Fonte: Governo de Minas