Governador de Minas assina contrato para construção de laboratório de pesquisa e desenvolvimento em Itajubá - ALÔ ALÔ CIDADE

Governador de Minas assina contrato para construção de laboratório de pesquisa e desenvolvimento em Itajubá

Compartilhar isso

Investimento de até R$ 32 milhões será aplicado na construção de laboratório de alta tensão desenvolvimento e projeção do Estado no cenário internacional

008/05/2018
O governador Fernando Pimentel participou na manhã desta segunda-feira (7/5), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte, da assinatura de contrato para construção do primeiro módulo do Instituto Senai de Inovação – Centro Empresarial de Desenvolvimento de Inovação da Indústria Elétrica e Eletrônica (ISI-CEDIIEE), na cidade de Itajubá, no Território Sul. Serão investidos cerca de R$ 32 milhões pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MG).
A iniciativa pretende melhorar a infraestrutura no setor de equipamento elétrico da região, potencializando as ações em pesquisa e desenvolvimento, e aumentando a produtividade e competitividade do Estado no mercado internacional. Durante o evento, o governador Fernando Pimentel reforçou a importância da parceria com a Fiemg e Confederação Nacional da Indústria (CNI) para fortalecimento da indústria e melhoria da economia mineira.
“Eu acho que nós todos aqui temos a mesma intenção, nós queremos melhorar nosso estado, melhorar a qualidade de vida das pessoas, queremos um futuro melhor para os nossos filhos, para os nossos netos, e um Brasil melhor evidentemente. E aí se a gente tem essa boa vontade, se a gente tem capacidade de trabalho que Minas tem de sobra, e se a gente não permitir que a burocracia do Estado e essa tempestade judicial nos atrapalhe, nós damos conta do recado. Não tem crise que bote medo na gente”, disse o governador.
O presidente da Fiemg, Olavo Machado Junior, reforçou a importância de o Estado ser parceiro em investimentos como o anunciado hoje. “É gratificante celebrar este momento de apoio do Governo de Minas Gerais, parceiro estratégico da Fiemg e da Confederação Nacional das Indústrias, para a construção no nosso estado do mais moderno laboratório do setor eletroeletrônico da América Latina e de toda a indústria nacional. Neste ano em que iniciamos a retomada do crescimento econômico, nada melhor do que celebrar ações planejadas para transformar em realidade negócios e oportunidades para todos os mineiros”, comemorou.
O presidente da Confederação Nacional das Indústria, Robson Braga de Andrade, também destacou que inciativas como esta ajudam no processo de recuperação e fomento à economia em Minas Gerais. “Esse ato que nós assinamos aqui é certamente um projeto de desenvolvimento de Minas Gerais. Nós estamos trabalhando para a construção de uma nova indústria, que a gente ainda não sabe ao certo como será no futuro. E só tem uma maneira que nós temos para ajudarmos a construção dessa nova indústria, que é o investimento em tecnologia, em inovação e em pesquisa, movimento que acontece no mundo inteiro, com destaque para as principais economias”, destacou.

Investimento
O laboratório terá capacidade para atender à demanda da indústria elétrica e eletrônica para testes de alta tensão e alta potência. No espaço, serão ofertados diversos ensaios, como tensão aplicada sob frequência industrial a seco e sob chuva, impulso atmosférico e de manobra a seco e sob chuva, tensões combinadas e medições de descargas parciais, por exemplo.
A ideia é que o ISI-CEDIIEE seja referência institucional para soluções inovadoras, pesquisa e desenvolvimento de atividades relacionadas aos setores de energia elétrica, petróleo e gás e de indústrias de máquinas e equipamentos. A iniciativa do Governo do Estado tem como objetivo fomentar o desenvolvimento econômico e a geração de negócios, emprego e renda. Também permitirá a disponibilização de infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento e a consequente promoção de inovação e geração de novas soluções a serem ofertadas no mercado, contribuindo, inclusive, para a redução de importações.
O deputado estadual Ulisses Gomes destacou a importância do empreendimento para melhoria e desenvolvimento da região. “É uma satisfação vermos esse investimento tão esperado, e que já está em andamento, e a importância que ele é para a região, sobretudo em uma região preparada não só geograficamente, mas também pela capacidade que tem, pela sua mão de obra e pela sua formação. Tenho certeza que essa iniciativa facilitará a atração de grandes investimentos”, reforçou.
O presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemge), Marco Antônio Castello Branco, valorizou o investimento no setor para desenvolvimento em uma das áreas mais estratégicas para o Estado. “Assumimos um compromisso com a indústria elétrica porque ela foi identificada como uma das sete indústrias com produtividade superior do que as de São Paulo. E quando veio essa iniciativa de criar um centro estruturado em Minas Gerais de grande capacidade de desenvolvimento e de teste do produto, ela se enquadra dentro do escopo estratégico de fortalecer a indústria onde ela já possui uma produtividade maior do que a média nacional”, explicou.
Crédito (foto): Marcelo Sant’Anna/Imprensa MG
Fonte: Governo de Minas