Corpus Christi devoção e tradição Campanhense - ALÔ ALÔ CIDADE

Corpus Christi devoção e tradição Campanhense

Compartilhar isso

Em Campanha essa tradição trás muitos devotos durante a procissão e a missa celebrada na Igreja Matriz Catedral de Santo Antônio.

14/06/2018

Corpus Christi é uma expressão latina que significa Corpo de Cristo, generalizada em Portugal como Corpo de Deus, é uma comemoração litúrgica católica que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes, comemorado dia 31 de maio. É uma "Festa de Guarda", em que a participação da Santa Missa é obrigatória, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.

Em Campanha essa tradição trás muitos devotos durante a procissão e a missa celebrada na Igreja Matriz Catedral de Santo Antônio. Através da Paróquia, Fieis são convidados, a ir as ruas produzir tapetes com fotos religiosas feito com muito amor e dedicação. Em especial, as escolas municipais, os alunos também ajudaram na montagem das obras. Os trabalhos são confeccionados com matérias primas, como serragens, pó de café, tintas coloridas, tampinhas e entre outros, tudo feito artesanalmente.

Vídeo