Idene beneficia mais 20 municípios com 70 reservatórios de 20 mil litros - ALÔ ALÔ CIDADE

Idene beneficia mais 20 municípios com 70 reservatórios de 20 mil litros

Compartilhar isso

Projeto Doação de Caixas Metálicas tem objetivo de atender comunidades que sofrem com a falta de água


Idene beneficia mais 20 municípios
com 70 reservatórios
de 20 mil litros - Foto: Divulgação/Idene
O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), autorizou a disponibilização de 70 caixas d’água metálicas, de 20 mil litros cada, para 20 municípios do semiárido mineiro. Esses reservatórios são destinados ao atendimento de comunidades e, dentro de uma análise da Secretaria de Estado de Governo (Segov) e do Idene, as prefeituras têm os seus pedidos atendidos.
Para melhorar e atenuar os efeitos da pouca chuva e a persistente seca no semiárido mineiro, o Estado desenvolve projetos e ações para melhorar as condições de armazenamento de água para consumo humano, animal e pequenas produções. Tarefas como essa são realizadas pelo Idene, que tem em sua área de abrangência 258 municípios.

Nesta etapa, as cidades beneficiadas com as caixas d’água metálicas , conforme a publicação no Diário Oficial Minas Gerais (edição de 3/8), foram Aimorés, Arinos, Francisco Dumont, Jenipapo de Minas, Santa Helena de Minas, Brasília de Minas, Lagoa dos Patos, Luislândia, Águas Formosas, Bandeira, Engenheiro Navarro, Espinosa, Grão-Mogol, Malacacheta, Mamonas, Divino das Laranjeiras, Mirabela, Ninheira, Ubaí, Pintópolis e Central de Minas.

Segundo o diretor-geral do Idene, Nilson Borges, com o período da seca, a intenção é que as prefeituras possam, tendo recebido as caixas d’água, fazer as instalações o mais breve possível. “Assim, quando a estação chuvosa chegar, o sofrimento das famílias que ainda convivem com a falta d’água será diminuído”, afirma.

Reservatórios

Os reservatórios metálicos são produzidos pela siderúrgica Usiminas como pagamento de dívida tributária de R$ 14,1 milhões. Com esse valor, serão entregues 742 caixas de 20 mil litros para atendimento aos municípios da área do Idene que manifestem a necessidade dos equipamentos. O valor de cada unidade saiu por R$ 19.012,04.

A Segov e o Idene ficaram responsáveis pela análise e operacionalização das doações aos municípios que recebem pouca chuva e ainda enfrentam dificuldades para o armazenamento de água.

De acordo com a Gerência de Apoio à Política de Desenvolvimento Municipal, os municípios foram orientados a agendar, urgentemente, a retirada das caixas metálicas da empresa. O prazo máximo para isso é de 24 dias úteis após a publicação oficial. Entre outros pontos, as prefeituras fazem o compromisso de retirar as caixas e entregá-las às comunidades mais necessitadas.

Publicidade