Governador entrega 107 veículos ao sistema prisional de Minas Gerais - ALÔ ALÔ CIDADE

Ambulâncias e viaturas-cela vão atender todas as 19 Regiões Integradas de Segurança Pública do estado em 103 diferentes cidades


O governador Romeu Zema entregou nesta quinta-feira (12/12), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, 107 veículos para o sistema prisional do Estado. São 68 viaturas-cela, adquiridas com recursos do Fundo Penitenciário Nacional, e 39 ambulâncias adquiridas com recursos do Fundo de Saúde Estadual. Serão atendidas todas as 19 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) do Estado, sendo 107 unidades prisionais e 103 cidades distintas.
Governador entrega 107 veículos ao sistema prisional de Minas Gerais - Foto: Marco Evangelista / Imprensa MG


O objetivo é renovar a frota e melhorar as condições para a realização das escoltas judiciais, do trânsito de internos e dos atendimentos de saúde para a população custodiada nas unidades prisionais de Minas Gerais.

Em discurso, o governador ressaltou os resultados alcançados pela Segurança Pública em sua gestão e pontuou que a queda dos índices de criminalidade está ocorrendo mesmo com o orçamento estadual apertado. Neste ano, Minas Gerais registrou queda de 28,5% de crimes violentos. Todas as 11 infrações monitoradas pelo Observatório de Segurança Pública, entre janeiro e novembro, diminuíram, se comparadas ao mesmo período do ano passado. 

“2019 é o ano em que os índices de criminalidade são os menores desde que a atual metodologia foi introduzida. É uma redução expressiva em todos os indicadores, o que demonstra que é um trabalho bem feito e consistente”, afirmou. “Minas é um estado viável, com potencial, mas que foi mal gerido nos últimos anos. Estamos aqui para fazer uma gestão melhor, e os números da Segurança estão aí para mostrar isso. Ninguém teve mais recursos para que esses índices caíssem, pelo contrário. Estamos tendo é que reduzir gastos”, completou.
Governador entrega 107 veículos ao sistema prisional de Minas Gerais - Foto: Marco Evangelista / Imprensa MG

Romeu Zema citou, ainda, a situação financeira do Estado. “Minas continua em uma situação dificílima. A operação do nióbio da Codemig é um paliativo. Resolve os problemas por seis meses, mas o Estado continua igual. Estamos resolvendo temporariamente o problema, até que as reforma estruturais e o Regime de Recuperação Fiscal seja enviado e aprovado pelos deputados estaduais. Vamos aplicar em Minas uma nova previdência, como o governo federal está aplicando, fazer revisão de cargos e privatizar empresas”, concluiu.  
Governador entrega 107 veículos ao sistema prisional de Minas Gerais - Foto: Marco Evangelista / Imprensa MG

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, general Mario Araujo, destacou o empenho da gestão estadual em garantir melhores condições para os cerca de 75 mil presos no estado.

“A nossa missão é custodiar e ressocializar os presos, de forma a devolver essa população carcerária em melhores condições para o convívio social do que quando os recebemos. Esse é o compromisso diuturno do nosso sistema. É um investimento de R$ 14 milhões de um recurso alocado ao governo em 2019 e conseguimos concluir ainda este ano a aplicação no traslado e apoio de saúde dessa população carcerária”.

Também participaram da entrega o secretário de Estado de Governo, Bilac Pinto, o secretário-adjunto de Justiça e Segurança Pública, Gustavo Tostes; o deputado estadual Dalmo Ribeiro, além de representantes da Polícia Militar de Minas, do Corpo de Bombeiros Militar, da Defensoria Pública de Minas Gerais, entre outras autoridades.



http://www.agenciaminas.mg.gov.br/ckeditor_assets/pictures/7153/content_tabela.jpg
Governador entrega 107 veículos ao sistema prisional de Minas Gerais - Foto: Marco Evangelista / Imprensa MG

Com informações: Governo de Minas