Você sabe quanto você gasta por mês? - ALÔ ALÔ CIDADE

Você sabe quanto você gasta por mês?

Compartilhar isso

Você só consegue melhorar o que você consegue medir!


Você conseguiu entender e saber exatamente quanto você recebe no mês. Agora é hora de medir o seu gasto. Todos temos pelo menos uma noção de quanto sobra ou quanto falta no final do mês, mas sinto dizer que ter apenas uma noção não é suficiente para viver uma vida financeira equilibrada. Temos que nos aprofundar nos números.

“Não se pode melhorar o que não se pode medir”. O autor desta frase é um físico irlandês do Século XIX chamado William Thomson, e ele a utilizava para desenvolver suas teorias no campo da física, porém ela é perfeitamente empregada para nossas finanças pessoais.

A base de um bom planejamento financeiro são os registros que você faz (sim, estou falando de anotar todos os gastos e as entradas de dinheiro – aquilo que todos concordamos que é importante, mas ninguém gosta de fazer…). Quando registramos de forma consistente nossas finanças, é possível medir nossos gastos, e medindo nós melhoramos. E aqui não tem mágica envolvida. Esta melhora vem do fato de que ao medirmos, estamos mais conscientes e atentos ao que está acontecendo. Nós comparamos o mês atual com o anterior e notamos que gastamos demais. Isso nos gera um certo desconforto e, inconscientemente, ficamos mais criteriosos em fazer novos gastos, pois ver no mês seguinte que a coisa continua “ladeira abaixo” nos trará um desconforto psicológico ainda maior.

Ao medir nossos gastos, ficamos mais atentos em nossas finanças, conseguimos ter um conhecimento de como o dinheiro se movimenta: de onde ele vem e para onde ele vai. Para quem mede as finanças, não existe “não saber por que o dinheiro acaba antes do fim do mês”. Quando nós medimos e, mais importante, quando medimos direito, as coisas ficam claras e não conseguimos nos auto-enganar.

Por mais “chato” que seja, faça uma experiência: anote TUDO que você gastar no próximo mês. Você descobrirá gastos que nem imaginava ter. E aí poderá decidir se os mantém ou se os elimina.

Colunista 

Leandro Paiva

Planejador Financeiro Pessoal

+55 11 5693-9393 | +55 11 96765-0840