Você sabe tomar conta do seu dinheiro? - ALÔ ALÔ CIDADE

CASA DOIS IRMÃOS

Você sabe tomar conta do seu dinheiro?

Compartilhar isso

FINANÇAS PESSOAIS

Você sabe tomar conta do seu dinheiro?

Por Leandro Paiva é Planejador Financeiro Pessoal

De pouco tempo para cá, uma atividade vem se tornando bem popular. É o planejamento financeiro pessoal. E existe uma profissão especializada neste processo.  É a profissão de planejador financeiro pessoal. Muitos nomes são utilizados para se referir a esta atividade, mas todos são, essencialmente, a mesma coisa. Alguns nomes são “planejador financeiro”, “orientador financeiro”, “assessor financeiro”, “consultor financeiro”, “coach financeiro”, entre outras. Neste artigo utilizarei o termo planejador financeiro para me referir a este profissional.

O planejamento financeiro é o processo de formulação de estratégias para auxiliar os clientes a gerenciarem seus assuntos financeiros e atingirem seus objetivos de vida. Este processo de planejamento envolve muito mais do que apenas responder a famosa pergunta “ qual investimento está dando maior retorno? ”. O planejador financeiro sério deve entender o que é importante na vida de seu cliente, quais são seus sonhos, seus objetivos, sua realidade atual, seus compromissos, etc. para só então poder auxiliar neste planejamento que vai muito além dos investimentos. 

Este profissional tem um escopo de trabalho bastante amplo, que ultrapassa amparar o cliente a entender e organizar suas finanças. Dentre as várias possibilidades, ele pode ajudar a identificar oportunidades de aumento de ganhos e diminuição de despesas, pode se envolver em questões mais complexas como planejamento sucessório e gerenciamento de riscos, pode orientar o cliente na criação e implementação de uma estratégia de investimentos e, em alguns casos, pode até mesmo dar orientações específicas de investimento, recomendando a compra ou a venda de ativos financeiros (se o profissional estiver legalmente habilitado para isso). Um dos pontos mais solicitados pelos clientes ao planejador financeiro é o planejamento para uma aposentadoria saudável, e de preferência, sem depender do auxílio do governo.

Leandro Paiva, 
Planejador Financeiro Pessoal - Foto/aquivo pessoal

Em suma, este profissional deve facilitar a seus clientes trilhar um caminho financeiro que lhes permita alcançar sonhos e objetivos de vida através de uma metodologia eficaz.

 

Nesta coluna vamos discutir este assunto, o planejamento financeiro pessoal. Espero contribuir com ideias práticas para sua saúde financeira.

Leandro Paiva é Planejador Financeiro Pessoal na GFAI (www.gfai.com.br), uma das maiores empresas de planejamento financeiro do Brasil.

Além desta coluna, você pode ouvir sobre planejamento financeiro no podcast PLANEJAMENTO FINANCEIRO que pode ser encontrado no Spotify. 

Mande suas dúvidas para : leandro.paiva@gfai.com.br , com o título ‘’DÚVIDAS ALÔ ALÔ CIDADE’’. As melhores dúvidas serão respondidas na coluna semanal.


ANUNCIE AQUI!