Com estudo do BDMG, complexo turístico de Poços de Caldas passará à iniciativa privada - ALÔ ALÔ CIDADE

Com estudo do BDMG, complexo turístico de Poços de Caldas passará à iniciativa privada

Compartilhar isso

As empresas interessadas devem procurar a Prefeitura de Poços de Caldas ou acessar o site da administração municipal. A sessão inaugural da concorrência será realizada em 01/10, às 10h30.


A partir de um estudo de viabilidade elaborado pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), a Prefeitura de Poços de Caldas vai conceder a gestão do complexo turístico da cidade para a iniciativa privada. Nessa quinta-feira (13/8), o município publicou aviso de licitação para selecionar a empresa que ficará responsável pela exploração econômica dos serviços relacionados às atividades de visitação, gestão, melhorias e operação dos equipamentos que compõem o Circuito Turístico Integrado de Poços de Caldas. 

O modelo proposto determina que a empresa vencedora assuma a gestão e a operação do Complexo Turístico Cristo Redentor, com seu teleférico, da Fonte dos Amores, do Recanto Japonês, e do Complexo Turístico Véu das Noivas. Para isso, o empreendimento deve investir obrigatoriamente cerca de R$ 34,5 milhões em substituição de equipamentos, construção e melhorias nas instalações. Em contrapartida, poderá explorar economicamente os espaços por 35 anos. 

Segundo a analista de desenvolvimento do BDMG, Elaine Soares, a proposta de integrar os quatro equipamentos turísticos em um circuito vai agregar eficiência à operação deles. “O BDMG quer se consolidar cada vez mais como uma plataforma de estruturação de projetos geradores de impacto socioeconômico relevante. Nesse sentido, o modelo de concessão permite que a empresa vencedora possa atuar comercialmente de forma dinâmica, gerando incremento qualificado da visitação turística e, consequentemente, desenvolvimento local”, explica. 

O município manterá a propriedade dos imóveis e será remunerado mensalmente por essa cessão, além de arrecadar recursos da concessionária com a cobrança do ISS sobre os serviços oferecidos. 

 

Próximos passos

As empresas interessadas devem procurar a Prefeitura de Poços de Caldas ou acessar o site da administração municipal. A sessão inaugural da concorrência será realizada em 1/10, às 10h30.