Conserte as janelas quebradas! - ALÔ ALÔ CIDADE

CASA DOIS IRMÃOS

Conserte as janelas quebradas!

Compartilhar isso

Faça uma análise com você mesmo. Como estão as janelas da sua vida financeira? Que tal pensar em consertá-las?


No final da década de 60, psicólogos americanos resolveram dar início a uma curiosa experiência. Deixaram dois automóveis iguais abandonados em bairros diferentes do Estado de Nova York, um em bairro nobre e outro na periferia, em um bairro pobre. O resultado não poderia ser diferente. O carro que estava na periferia foi rapidamente depredado, roubado e as peças que não serviam para venda foram destruídas. O carro que estava na área nobre da cidade permaneceu intacto. Mas isso os pesquisadores já poderiam prever. O que eles queriam mesmo comprovar era um outro fenômeno. Com isso, prosseguiram a experiência quebrando as janelas do carro que estava abandonado em um bairro rico e o resultado foi o mesmo que aconteceu na periferia: o carro passou a ser objeto de furto e destruição. Com isso os pesquisadores chegaram à conclusão de que o problema do vandalismo não estava na pobreza e sim no desenvolvimento das relações sociais e na natureza humana.

Uma estratégia de êxito para prevenir o vandalismo neste caso, dizem os autores do estudo, é resolver os problemas quando eles são pequenos. Repare as janelas quebradas em pouco tempo, dizem os autores, e veremos que os vândalos terão menos probabilidade de estragar mais.

O interessante é que a natureza humana tende a se comportar da mesma forma em várias situações. E não é diferente para nossa vida financeira. Repare que quando estouramos nosso orçamento temos a tendência de continuar gastando, afinal desordem gera desordem. Já estou estourado em R$100,00 mesmo, então vou gastar mais R$100,00 ...  Isto quando sabemos quanto podemos gastar. Quando não sabemos a situação é ainda pior.

O contrário também é verdadeiro, quanto mais controle, quanto mais ordem temos em nossa vida financeira, mais tendemos a que ela continue assim. Pessoas que controlam seus orçamentos e tem uma visão de futuro poupam muito mais e consequentemente levam uma vida mais calma financeiramente.

Faça uma análise com você mesmo. Como estão as janelas da sua vida financeira? Que tal pensar em consertá-las? 

Leandro Paiva Planejador  

Financeiro Pessoal 

+55 11 5693-9393 | +55 11 96765-0840 

https://gfai.com.br/leandropaiva/

ANUNCIE AQUI!