Romeu Zema participa de abertura virtual da feira Megacana Tech Show, destinada ao setor sucroenergético - ALÔ ALÔ CIDADE

Romeu Zema participa de abertura virtual da feira Megacana Tech Show, destinada ao setor sucroenergético

Compartilhar isso

Durante a solenidade, o governador ressaltou a importância do agronegócio para as economias mineira e brasileira.


O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou, nesta quarta-feira (5/8), do evento Megacana Tech Show. Neste ano, em decorrência da pandemia do coronavírus, a cerimônia foi realizada virtualmente para preservar a saúde dos participantes.


Promovida pela Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), a Megacana está entre as maiores feiras do país voltadas para o setor sucroenergético e reúne usinas, produtores rurais, fornecedores e empresários do ramo.

Importância para economia

Durante a solenidade, o governador ressaltou a importância do agronegócio para as economias mineira e brasileira.

“O agronegócio é um dos responsáveis por manter Minas Gerais e o Brasil de pé. Minas é o terceiro no ranking da produção de cana e etanol e o segundo na produção de açúcar. Isso demonstra que o agronegócio está carregando o nosso país nos últimos anos. O setor sucroenergético tem um peso grande nas exportações, promovendo o desenvolvimento econômico do Brasil”, disse.

Ele também destacou o esforço do Executivo estadual para conter a crise fiscal e incentivar os investimentos no setor agropecuário.

“Quando assumi o Estado, encontrei uma situação devastadora. Um rombo bilionário e muitos compromissos não cumpridos. Desde então, nos esforçamos diariamente para minimizar essa situação.  Enxugamos a máquina, cortamos cargos, reduzimos contratos. Uma das grandes contribuições ao agronegócio, até agora, foi uma série de ações de simplificação e desburocratização de processos vinculados à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Caminhamos no sentido de o governo deixar de ser um empecilho ao produtor”, afirmou.

Setor em Minas

Minas Gerais é o terceiro maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil. A estimativa de produção no estado, para a safra 2020/2021, segundo levantamento da Conab, é de 65,7 milhões de toneladas. Houve retração de 4,4%, comparado à safra anterior (2019/2020), que alcançou 68,7 milhões de toneladas.

A expectativa inicial era de crescimento da produção, porém com as mudanças relacionadas à pandemia do coronavírus houve diminuição das perspectivas da safra.

Já em relação à produção de açúcar extraído da cana, Minas Gerais deve crescer 26% comparado a safra anterior (2019/2020), com produção de 4 milhões de toneladas.

A produção de etanol total oriundo de cana-de-açúcar, nesta safra, deverá ser de 2,8 bilhões de litros, retração de 22,2% em relação à safra anterior, que registrou 3,6 bilhões de litros.

Exportações

O complexo sucroalcooleiro representou 8% das exportações do agronegócio de Minas Gerais, no acumulado do 1º semestre de 2020, com alta de 55,9% no valor, cerca de US$ 339 milhões, e crescimento de 58,4% no volume, 1,2 milhões de toneladas, na comparação com o mesmo período de 2019.

Com informações: Governo de Minas Gerais.