Polícia Federal cumpre mandados de apreensão no Sul de Minas no combate a fraudes no benefício do Auxílio Emergencial - ALÔ ALÔ CIDADE

Polícia Federal cumpre mandados de apreensão no Sul de Minas no combate a fraudes no benefício do Auxílio Emergencial

Compartilhar isso

No Sul de Minas foram cumpridos os mandados em Campanha, Campestre, Poços de Caldas e Pouso Alegre

 

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (18/02), a Operação Terceira Parcela, contra fraudes ao Auxílio Emergencial, pago pelo Governo Federal.

A ação é fruto do trabalho conjunto da Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, CAIXA, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União, que participam da Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE), cujos principais objetivos são a identificação de fraudes massivas e a desarticulação de organizações criminosas voltadas ao cometimento deste tipo de delito.

Nesta primeira etapa da investigação, são alvos os beneficiários de pagamento de contas com valores obtidos com o desvio de auxílios emergenciais.

O objetivo da operação é desestruturar ações que causam prejuízo ao programa assistencial e, por consequência, atingem a parcela da população que necessita desses valores.

Segundo informações da Polícia Federal, os criminosos realizavam através do auxílio emergencial, sem direito, nomes de pessoas que não tinham solicitado o recurso e ainda pagavam boletos de contas pessoais. Os prejuízos causados pela quadrilha aos cofres públicos giram em torno de R$ 350 mil, somente no estado de São Paulo. Foi determinado o bloqueio de pelo menos R$ 650 mil, de diversas contas de suspeitos que receberam benefícios ilegalmente.

Em Minas Gerais, aproximadamente 200 policiais federais foram destacados para o cumprimento de 66 mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte e outros 38 municípios do Estado, em Araguari, Belo Horizonte, Betim, Caetanópolis, Campanha, Campestre, Contagem, Cristiano Otoni, Divinópolis, Dores de Campos, Governador Valadares, Itamarandiba, Ituiutaba, Jaíba, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Luz, Machado, Mateus Leme, Montes Claros, Mutum, Nova Lima, Paracatu, Paraopeba, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Presidente Olegário, Ribeirão das Neves, Sabará, Salinas, Santa Maria de Itabira, Santo Antônio do Monte, São João Nepomuceno, Sete Lagoas, Uberlândia, Unaí, e Volta Grande.

Também estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão nos estados da Bahia, Tocantins e Paraíba.


Com informações: Assessoria da Polícia Federal em Belo Horizonte.