Emater-MG atende mais de 108 mil agricultores familiares nos primeiros quatro meses do ano - ALÔ ALÔ CIDADE

Emater-MG atende mais de 108 mil agricultores familiares nos primeiros quatro meses do ano

Compartilhar isso

Ação da instituição também busca viabilizar o fornecimento de alimentos saudáveis para a alimentação escolar


Emater-MG atende mais de 108 mil agricultores familiares nos primeiros quatro meses do ano - Foto: Emater-MG

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) atendeu mais de 108 mil agricultores familiares nas várias agendas estratégicas da empresa, no primeiro quadrimestre de 2022. O diretor-presidente Otávio Maia também ressalta a ação da empresa com os agricultores para viabilizar o fornecimento de alimentos saudáveis para a alimentação escolar.

O contrato firmado com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) prevê a capacitação de produtores para comercializar junto à rede estadual de ensino, por meio dos editais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

“Já tivemos mais de 14 mil produtores atendidos e mais de 30 mil atendimentos realizados neste projeto. São números expressivos de um trabalho de assistência técnica e extensão rural cada vez mais qualificado”, comenta o diretor-presidente da Emater-MG.

Na cafeicultura, um dos carros chefes do agronegócio mineiro, foram feitos 40.171 atendimentos. A estatal mineira também teve uma forte atuação na área de meio ambiente e agricultura sustentável com 121.513 atendimentos registrados.

Esforço do extensionista no campo

Nos primeiros meses do ano, a Emater-MG prestou 55.451 atendimentos na parte de culturas agrícolas (milho, soja, feijão e outros). Já na agenda de hortaliças e fruticultura, houve 132.463 atendimentos. Na parte de animais, foram contabilizados 76.218 atendimentos de bovinocultura e 44.842 de criação (apicultura, suinocultura, ovinocultura e piscicultura). Na parte de comercialização e gestão, ocorreram 145.837 atendimentos, enquanto a agenda de inclusão produtiva e fomento para projetos teve 171.059 atendimentos.

A Emater-MG também passou a integrar a Rede Aurora (Rede Latino-Americana de Diálogos em Ater Digital), composta por 21 organizações públicas e privadas de quatro países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile e Colômbia). A rede estimula a troca de experiências e a formação de parcerias de seus integrantes, cujas iniciativas estão alinhadas aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Organizações das Nações Unidas (ONU). De 2019 a 2021, a Emater-MG teve uma média de 320 mil agricultores atendidos.

Emater-MG atende mais de 108 mil agricultores familiares nos primeiros quatro meses do ano - Foto: Emater-MG

Transparência

Em reunião do Assembleia Fiscaliza, realizada na quarta-feira (29/6), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), as ações da estatal, inclusive no setor agropecuário, foram apresentadas pelo secretário de Estado de Agricultura de Minas Gerais, Thales Almeida Fernandes, acompanhado do diretor presidente da Emater-MG.

Otávio Maia destacou a transparência das ações no campo no primeiro quadrimestre do ano, graças ao trabalho conjunto entre os órgãos que integram o sistema da agricultura, pecuária e abastecimento, como o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).



Fonte: EMATER-MG