Quatro adolescentes são apreendidas pelas Polícias Militar e Civil por criar Fake News em São Bento Abade, MG - ALÔ ALÔ CIDADE

Quatro adolescentes são apreendidas pelas Polícias Militar e Civil por criar Fake News em São Bento Abade, MG

Compartilhar isso

Elas confessaram para Polícia que eram autoras do envio de mensagens dizendo que teria massacres nas escolas


Publicações no Instagram - Foto: redes sociais

Pelo menos quatro adolescentes de 14 anos foram apreendidas pela Polícias Militar e Civil nesta quinta-feira (06/04), após divulgarem Fake News em redes sociais, ameaças de massacres nas escolas de São Bento Abade (MG).


Segundo informações da Polícia Militar, por volta das 10h30, a Direção da Escola Estadual Professora Alda de Moura Carvalho recebeu várias mensagens de mães e pais de alunos relatando que em diversos grupos da cidade haviam publicações de dois perfis do Instagram “@horadafofoca e @fofoca_sba”, relatando que nesta quinta (10), haveria um massacre na escola, onde quatro pessoas matariam alunos e professores o que gerou pânico, além de aglomeração das famílias na porta do colégio.


Ainda segundo a Polícia Militar, na mesma escola que foi alvo do Fake News, havia Policiais Militares aplicando aulas do PROERD, inclusive pelo 2º Sargento Adriano, o qual acionou a guarnição de plantão e o reforço de São Tomé das Letras (MG).

Publicidade



Ainda segundo a PM, a Polícia Civil também reforçou as investigações no município, o qual empenhou os investigadores de Três Corações (MG). Durante o dia, foi realizado o patrulhamento preventivo nas escolas com ponto base na escola ameaçada para levar a sensação de segurança aos alunos e professores.


De acordo com a Polícia Militar, por volta das 16h, à equipe da Polícia Civil de posse da confirmação da origem das postagens, com dados do IP, CPF da proprietária do Chip da rede móvel de celulares, solicitou apoio aos militares para diligenciar até a residência da suspeita, a adolescente, filha da proprietária do Smartphone rastreado.

Quatro adolescentes são apreendidas pelas Polícias Militar e Civil por criar Fake News em São Bento Abade, MG - Foto: PMMG

As equipes de Policiais Militares e Civis informaram a mãe da adolescente de 14 anos que seu celular tinha sido rastreado pela Polícia e que postagens relacionadas a um massacre teria sido publicado do seu aparelho. A menor acabou confessando autoria e informou aos policiais os nomes das demais amigas que participaram da criação das publicações.


As quatro menores de 14 anos acompanhados pelos pais foram conduzidas à Delegacia de Polícia Civil de Três Corações para as demais providências.


Fake News e suas consequências


Devido às consequências do Fake News, ainda na cidade de São Bento Abade, em um Bairro rural – “Comunidade Tira Couro”, houve um desentendimento entre dois primos, que quase acabou em assassinato.


Um deles com medo do suposto massacre pediu o carro emprestado para ir buscar a filha na escola, mas o dono do carro se negou. Ele muito nervoso começou a discutir e com pedaço de pau feriu o próprio primo que após se ferir, pegou um facão e correu atrás do agressor que conseguiu fugir. A Polícia Militar intermediou o conflito e registrou o boletim de ocorrência. Os dois foram levados para à delegacia de Polícia em Três Corações (MG), para as demais providências.