Após abaixo-assinado, Governo de Minas atende demanda histórica de recuperação das estradas MG-428, MG-464 e MG-190 - ALÔ ALÔ CIDADE

Após abaixo-assinado, Governo de Minas atende demanda histórica de recuperação das estradas MG-428, MG-464 e MG-190

Compartilhar isso

Obras rodoviárias fazem parte de conjunto anunciado para recuperação funcional; Melhorias em trecho do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba estão perto de sair do papel


Após abaixo-assinado, Governo de Minas atende demanda histórica de recuperação das estradas MG-428, MG-464 e MG-190 - Foto: DER-MG

Mais de dez anos sem manutenções significativas, buracos e transtorno para os mineiros. Este é o cenário herdado por esta gestão do Governo de Minas que, neste momento, trabalha para reverter a situação precária em que essas diversas rodovias foram deixadas. Por meio do Provias, maior pacote de obras rodoviárias da última década, estão sendo feitos reparos de pavimento, sinalização, drenagem, entre outras medidas em todo o estado.

A recuperação de rodovias que foram tema de um abaixo-assinado por cidadãos do Alto Paranaíba solicitando 'urgente reparo e recapeamento' está bem perto de sair do papel. A Comissão Permanente de Licitação verificou a documentação em 6/6 para a recuperação da MG-428, no trecho de 107 quilômetros que vai do entroncamento da BR-262, em Araxá, até a divisa entre Minas Gerais e São Paulo; na mesma data, foram abertos os envelopes relativos à licitação dos 29 quilômetros da MG-190, no trecho entre os entrocamentos da BR-262 e da MG-464, próximo ao município de Sacramento. Já em 7/6, foram analisados os documentos referentes à obra no trecho de 51 quilômetros da MG-464, entre o entroncamento da BR-050 e a AMG-2520. Os licitantes habilitados no processo foram divulgados nesta semana.

A solução para a demanda histórica da região atende, ainda, a solicitações de prefeitos e lideranças da região apresentadas ao governador Romeu Zema em diversas oportunidades, incluindo via ofício e também presencialmente, como em recente reunião realizada em Araxá. Juntos, os editais somam mais de R$ 66,1 milhões em investimentos.

"A malha viária do estado é muito antiga, os últimos investimentos com asfalto novo foram feitos há mais de dez anos, com pequenos reparos que deixavam a desejar", contextualiza o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno. "São muitos buracos, provocando danos para quem usa as estradas, além de atrasos e insegurança", observa.

Três etapas estão previstas para a recuperação funcional dos trechos das estradas. Primeiro, o pavimento será corrigido e nivelado com uma nova camada de asfalto, entre outros ajustes profundos. Depois, será aplicada uma camada superior de revestimento asfáltico, com melhoria nas condições de direção. A última etapa prevê a finalização de pintura horizontal, revisão de sinalização vertical e restabelecimento dos dispositivos de drenagem.

A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), após a relatório técnico nas rodovias da região, identificou a importância de realização das obras o quanto antes, tendo em vista que a situação das rodovias também já foi severamente prejudicada por períodos chuvosos anteriores. As vias são fundamentais para o deslocamento de passageiros e escoamento da produção local.

Os editais 025/2023, 026/2023 e 030/2023 fazem parte de conjunto de obras anunciado pelo Governo do Estado para recuperação funcional de sete rodovias do Triângulo e Alto Paranaíba. Foram cinco editais publicados (29/4), que somam total de R$ 142 milhões em investimentos e benefício direto a 1,5 milhão de mineiros.

Publicidade



Provias

Lançado em abril de 2022, o Provias tem como objetivo reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras, devido ao baixo investimento realizado por gestões anteriores na manutenção das estradas. O programa do Governo de Minas prevê valor total de R$ 4 bi em investimentos, com R$ 2,5 bi já viabilizados para execução das obras. São mais de 120 intervenções em rodovias de Norte a Sul do estado, com 32 obras concluídas e 709 quilômetros já recuperados e entregues para os mineiros.