PRF Intercepta Tráfico de Pássaros Silvestres em Pouso Alto, MG - ALÔ ALÔ CIDADE

PRF Intercepta Tráfico de Pássaros Silvestres em Pouso Alto, MG

Compartilhar isso

Operação da Polícia Rodoviária Federal salva mais de 140 aves destinadas a comércio ilegal em feira do Rio de Janeiro

 

Uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou no resgate de 141 trinca-ferros, pássaros silvestres nativos da Mata Atlântica, durante uma fiscalização realizada no km 744 da BR-354, em Pouso Alto (MG), na noite de domingo (19/11).

 

O incidente ocorreu quando os agentes abordaram um veículo Ford KA, com placas de Nova Iguaçu (RJ), e encontraram diversas gaiolas transportadeiras e redes, onde os pássaros eram mantidos em espaços extremamente reduzidos. O condutor, ao ser questionado, admitiu que os animais seriam comercializados em uma feira no município de Duque de Caxias (RJ).

Publicidade



No entanto, a investigação dos antecedentes criminais do motorista, de 59 anos, revelou um histórico de múltiplos registros pelo mesmo crime, além de um Mandado de Prisão em Aberto emitido pelo Juizado Especial de São Lourenço (MG).

 

Diante dessas informações, foi constatada, inicialmente, a ocorrência de crime ambiental, conforme o artigo 29 da Lei 9.605, que trata do ato de matar, perseguir, caçar, apanhar e vender espécimes da fauna silvestre.

 

A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia Regional da Polícia Civil em São Lourenço (MG), enquanto os pássaros foram entregues à Polícia Ambiental em Itamonte (MG). A ação da PRF destaca a importância do combate ao tráfico de animais silvestres, preservando a biodiversidade e garantindo a aplicação da legislação ambiental.