Escola Estadual Emília Esteves Marques inova com projeto que une arte, química e interação estudantil
![]() |
Tabela Periódica gigante transforma escola em Carangola em Laboratório de Aprendizado - Foto: SEE/MG |
Na
Escola Estadual Emília Esteves Marques, localizada em Carangola, na Zona da
Mata mineira, o aprendizado sobre hidrogênio, metais, ametais, semimetais e
gases nobres ganhou uma dimensão visual impressionante ao longo deste ano. O
professor de física, Wellington Gomes Filho, conhecido como Letinho, trouxe uma
abordagem única ao ensino, coordenando a pintura de uma tabela periódica
gigante em uma das paredes do pátio, ocupando cerca de dois metros e meio de
altura por quatro metros e meio de largura.
![]() |
Tabela Periódica gigante transforma escola em Carangola em Laboratório de Aprendizado - Foto: SEE/MG |
Com
30 anos de experiência no magistério, Letinho é reconhecido por suas abordagens
inovadoras no processo de ensino-aprendizagem. Apesar de não ser professor de
química, ele percebeu o potencial multidisciplinar da pintura, oferecendo uma
dinâmica que vai além do modelo tradicional de sala de aula.
"A
pintura é uma ação multidisciplinar que permite desenvolver várias atividades,
incluindo jogos de perguntas e respostas sobre os elementos. Além disso, há o
processo de socialização e trabalho em equipe durante a confecção, já que a
pintura foi realizada pelos próprios estudantes", destaca o professor,
satisfeito com os resultados.
A
atividade envolveu nove turmas do ensino médio, reunindo aproximadamente 200
estudantes na pintura dos 118 elementos químicos da tabela. Kauê Silvestre,
estudante do 2º ano do ensino médio, destaca a eficácia da abordagem:
"Achei muito interessante, pois, com o apoio das explicações dos
professores de física e química, aprendi melhor a classificação e separação dos
elementos."
Publicidade
A
reprodução da tabela periódica gigante foi estrategicamente localizada em
frente ao refeitório da escola, um ponto de grande circulação. O esboço da
pintura foi delineado a lápis, e os elementos foram coloridos a partir dos
moldes produzidos também pelos próprios alunos.
Maria Célia Carvalho, diretora da E.E. Emília Esteves Marques, expressa orgulho pelo projeto tanto pelo aspecto pedagógico quanto pela utilização criativa do espaço físico da escola no aprendizado dos alunos. "Cedemos uma parede da escola para a pintura e disponibilizamos o material necessário para a execução, como tintas, corantes e pincéis. Nos sentimos orgulhosos com o projeto pelo lado pedagógico e pelo aproveitamento do espaço físico da escola no aprendizado dos nossos alunos", afirma a diretora.
![]() |
Tabela Periódica gigante transforma escola em Carangola em Laboratório de Aprendizado - Foto: SEE/MG |