Minas Gerais recebe as primeiras doses da vacina Qdenga contra a dengue - ALÔ ALÔ CIDADE

Minas Gerais recebe as primeiras doses da vacina Qdenga contra a dengue

Compartilhar isso

Estado inicia imunização de crianças de 10 e 11 anos, distribuindo 78.790 doses em municípios selecionados de acordo com critérios epidemiológicos


Minas Gerais recebe as primeiras doses da vacina Qdenga contra a dengue - Foto: Fábio Marchetto / SES-MG

Nesta quinta-feira (22/2), Minas Gerais deu um importante passo na luta contra a dengue ao receber o primeiro lote de vacinas Qdenga. Com um total de 78.790 doses, a imunização teve início, visando proteger crianças de 10 e 11 anos, com a expectativa de ampliar para faixas etárias superiores posteriormente.

 

As vacinas chegaram à Central Estadual da Rede de Frio e serão destinadas a 22 municípios das Unidades Regionais de Saúde de Belo Horizonte e de Coronel Fabriciano/Timóteo. Essas regiões foram selecionadas com base em critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, considerando a presença de municípios de grande porte com alta transmissão de dengue, especialmente do sorotipo DENV-2.

 

A primeira fase de imunização abrangerá nove municípios da região de Coronel Fabriciano/Timóteo, incluindo Coronel Fabriciano, Timóteo, Pingo D'água, Antônio Dias, Marliéria, Santa Maria de Itabira, Jaguaraçu, Dionísio e Córrego Novo. Outros 13 municípios da região de Belo Horizonte/Nova Lima Caeté também serão contemplados, como Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Nova Lima, Caeté, Rio Acima, Jaboticatubas, Raposos, Belo Vale, Moeda, Nova União e Taquaraçu de Minas.

 Publicidade



O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, enfatiza a importância da vacinação, ressaltando que, mesmo com esse avanço, é crucial manter outras medidas preventivas durante o período de alta transmissão da dengue. Ele destaca: "As vacinas são uma estratégia de proteção de médio e longo prazo. Para o momento crítico que estamos vivendo, ainda é necessário investir em outros cuidados, como não deixar água parada e procurar as unidades de saúde ao menor sinal de dengue."

 

Baccheretti alerta que, mesmo com o início da vacinação, a atenção à prevenção da dengue deve continuar. Medidas como remoção de locais com acúmulo de água e eliminação de criadouros são fundamentais para evitar a proliferação do mosquito transmissor.

 

O cenário epidemiológico das arboviroses em Minas Gerais foi discutido na 304ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada no dia 21/2. O subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdoscimi, destacou a urgência na prevenção de óbitos por dengue e chikungunya. Ele ressaltou a importância da colaboração da população e da organização do sistema de saúde, afirmando que "evitar mortes por arboviroses deve ser o ponto central para todos nós."

 

Minas Gerais recebe as primeiras doses da vacina Qdenga contra a dengue - Foto: Fábio Marchetto / SES-MG

Até o momento, Minas Gerais registrou 268.903 casos prováveis de dengue, com 93.059 confirmados, e 29.864 casos prováveis de chikungunya, com 19.256 confirmados. A SES-MG destinou R$ 32 milhões aos municípios em fevereiro para reforçar o enfrentamento das arboviroses, evidenciando o compromisso com a saúde pública.