Pesquisas da EPAMIG sobre cultivar de trigo para silagem apresentam resultados promissores - ALÔ ALÔ CIDADE

Pesquisas da EPAMIG sobre cultivar de trigo para silagem apresentam resultados promissores

Compartilhar isso

Trigo MGS3 Brilhante é opção econômica e viável para produção de forragem no inverno, com índices positivos de produtividade e nutrição animal


Pesquisas da EPAMIG sobre cultivar de trigo para silagem apresentam resultados promissores - Foto: Maurício Coelho/Epamig

 

Estudos recentes conduzidos pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) apontam que a cultivar de trigo MGS3 Brilhante surge como uma alternativa promissora, econômica e nutritiva para a produção de silagem durante o inverno. Os resultados indicam índices positivos tanto na produtividade quanto na qualidade da forragem, contribuindo para o desempenho zootécnico dos animais.

 

Lançada em 2005 com foco na produção de pães, a MGS3 Brilhante revelou-se ideal para silagem em 2018, devido à sua resistência à seca, calor e pela ausência de aristas nas espigas, evitando lesões nos bovinos. As pesquisas, realizadas nos Campos Experimentais da EPAMIG e Unidades Demonstrativas em parceria com a Emater-MG, demonstraram resultados altamente satisfatórios.

 

O pesquisador da EPAMIG e coordenador do projeto, Maurício Coelho, destaca que a forragem produzida pela MGS3 Brilhante é de ótima qualidade nutricional, sendo uma solução para o período de entressafras de culturas de verão. Com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o projeto visa expandir Unidades Demonstrativas em diversas regiões de Minas Gerais, tornando os produtores multiplicadores dessa tecnologia.

 Publicidade



Além do sucesso com gado de corte, a pesquisa avança para testes em rebanhos leiteiros, com interesse manifestado por produtores de diferentes estados. O experimento, realizado nos Campos Experimentais de Felixlândia e Uberaba, incluirá estruturas modernas para medições precisas, como balanças e cochos automatizados.

 

A pesquisa também aborda a questão da inoculação microbiana, indicando que, com manejo adequado e ponto de colheita correto, a silagem de trigo MGS3 Brilhante dispensa a introdução de inoculantes. A pesquisadora Fernanda de Kássia Gomes ressalta que a qualidade da silagem permanece estável, tornando o trigo uma opção ainda mais econômica e viável para os produtores.

 

Com esses resultados, a EPAMIG reforça seu compromisso com a inovação e contribui para a oferta de soluções sustentáveis na agricultura, impulsionando o setor e promovendo o desenvolvimento rural.

Pesquisas da EPAMIG sobre cultivar de trigo para silagem apresentam resultados promissores - Foto: Maurício Coelho/Epamig