Levantamento aponta situação crítica da infestação por Aedes aegypti em Minas Gerais - ALÔ ALÔ CIDADE

Levantamento aponta situação crítica da infestação por Aedes aegypti em Minas Gerais

Compartilhar isso

Pesquisa realizada em janeiro revela que 305 municípios mineiros estão em risco elevado de transmissão de arboviroses, destacando a importância de ações preventivas

Levantamento aponta situação crítica da infestação por Aedes aegypti em Minas Gerais - Foto: Fábio Marchetto

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou os resultados do primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LirAa/LIA) de 2024, indicando uma preocupante situação da infestação pelo mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika no estado.

 

Do total de 808 municípios participantes, 137 foram classificados como satisfatórios e de baixo risco de transmissão, apresentando um Índice de Infestação Predial pelo Aedes (IIP) igual ou menor que 0,9. Entretanto, 366 municípios estavam em situação de alerta, e alarmantes 305 municípios estavam em risco elevado para a transmissão dessas doenças.

 

O subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdoscimi, destaca a importância da participação ativa da população no combate ao Aedes aegypti. Ele ressalta que a maioria dos focos do mosquito está dentro de residências, alertando sobre a necessidade de eliminar recipientes com água parada, como vasos de plantas e pratinhos, além de cuidar de áreas externas propensas à formação de criadouros.

Publicidade



A pesquisa revela que depósitos móveis, lixo, sucata e entulho são os locais mais frequentemente infestados pelo mosquito. O Índice por Tipo de Recipiente (ITR) mostra que a identificação e a eliminação desses criadouros são essenciais para direcionar as ações de combate ao vetor.

Levantamento aponta situação crítica da infestação por Aedes aegypti em Minas Gerais - Foto: Fábio Marchetto

 

Prosdoscimi enfatiza que o monitoramento e controle do Aedes aegypti devem ser contínuos, com ações preventivas intensificadas durante o período sazonal das arboviroses, quando as condições climáticas favorecem a reprodução do mosquito.

 

A população e os agentes de combate a endemias são fundamentais nesse processo, sendo essencial a conscientização sobre a importância dos dados do levantamento e a participação em ações preventivas, como mutirões de limpeza e educação em saúde.

Levantamento aponta situação crítica da infestação por Aedes aegypti em Minas Gerais - Foto: Fábio Marchetto