Rotas da fé impulsionam o turismo em Minas Gerais e oferecem opções diversas aos viajantes - ALÔ ALÔ CIDADE

Rotas da fé impulsionam o turismo em Minas Gerais e oferecem opções diversas aos viajantes

Compartilhar isso

Caminhos turísticos com temáticas religiosas ressaltam o patrimônio histórico e as riquezas naturais do estado

Rotas da fé impulsionam o turismo em Minas Gerais e oferecem opções diversas aos viajantes - Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG

O turismo da fé em Minas Gerais emerge como uma poderosa força, indo além da Semana Santa, conforme indicam dados da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG). Com 36% dos turistas motivados pela riqueza histórico-cultural, incluindo eventos religiosos, o segmento movimenta cerca de R$ 5 bilhões anualmente.

 

Além dos roteiros de café, queijo e cachaça, Minas Gerais destaca-se pelas "Rotas da Fé". Estas não apenas impulsionam o turismo, mas também promovem a diversidade religiosa e cultural do estado, contribuindo para a identidade mineira.

 

Rotas da fé impulsionam o turismo em Minas Gerais e oferecem opções diversas aos viajantes - Foto: caminhodeinhachica.com / Divulgação

A segunda edição do programa Minas Santa, lançada recentemente, fortalece o turismo em 600 municípios participantes, oferecendo uma programação rica com procissões, encenações da Paixão de Cristo, missas solenes e feitura de tapetes devocionais.

 

Rotas da Fé:

 

Em Minas Gerais, há 11 rotas da fé registradas, como a Rota da Peregrinação, Caminho Religioso da Estrada Real (CRER), Caminho da Luz, Caminho da Fé, Caminho de Nhá Chica, Caminhos de Padre Victor, Caminhos de Padre Libério, Santuário da Mãe Rainha, Rota Nos Passos de Dom Viçoso, Caminho das Capelas e Caminhos Franciscanos.

 Publicidade



Destaque para o Caminho da Fé, inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, com mais de 2 mil quilômetros, sendo a rota mais visitada do Brasil, movimentando R$ 24 milhões ao ano. Este percurso atravessa cidades de São Paulo e Minas Gerais.

 

Camila Bassi, gestora executiva da Associação dos Amigos do Caminho da Fé, ressalta seu impacto no desenvolvimento econômico e cultural das cidades, sendo um produto de turismo religioso há 21 anos.

 

As Rotas da Fé nascem de iniciativas locais, estimuladas por gestores, empresários e entusiastas do turismo e do empreendedorismo, apoiados pelo Governo de Minas Gerais. O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, ponto inicial do CRER, é emblemático para o turismo da fé, recebendo cerca de 500 mil visitantes anuais.

Rotas da fé impulsionam o turismo em Minas Gerais e oferecem opções diversas aos viajantes - Foto: Deolinda Alice dos Santos / Arquivo pessoal
 

Monte das Oliveiras:

 

Em Alpinópolis, destaca-se o Monte das Oliveiras, maior cenário bíblico a céu aberto do Brasil, replicando Jerusalém. Com teatro ao ar livre, atrai turistas de diversas religiões, promovendo experiências transformadoras.

 

Semana Santa: tradições e fé:

 

Ouro Preto, um dos principais destinos turísticos, mantém tradições na Semana Santa, com destaque para os tapetes devocionais de serragem, mantendo viva uma prática centenária.

 

O Monte das Oliveiras, as Rotas da Fé e as tradições da Semana Santa em Ouro Preto representam o potencial único do turismo religioso em Minas Gerais, que transcende fronteiras e promove a coesão cultural e espiritual.

Rotas da fé impulsionam o turismo em Minas Gerais e oferecem opções diversas aos viajantes - Foto: Isa de Oliveira / Iepha-MG