Prazo para Exame Toxicológico: Alerta aos Motoristas das Categorias C, D e E - ALÔ ALÔ CIDADE

Prazo para Exame Toxicológico: Alerta aos Motoristas das Categorias C, D e E

Compartilhar isso

Cerca de 274 mil condutores em Minas Gerais correm o risco de multas e pontos na CNH por falta de realização do exame

 

Prazo para Exame Toxicológico: Alerta aos Motoristas das Categorias C, D e E - Foto: Agência Minas

Cerca de 274 mil condutores registrados em Minas Gerais estão irregulares, pois não realizaram o exame toxicológico exigido para motoristas das categorias C, D e E, com vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre julho e dezembro. O prazo para essa regularização é até o dia 30 de abril. A não realização do exame dentro do período estabelecido é considerada infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.

 

De acordo com a Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), os motoristas que ainda não realizaram o exame devem solicitar a coleta em um laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para regularizar a situação.

 

Segundo a superintendente de Habilitação da CET-MG, Christiane Lazzarotti, é essencial ficar atento ao prazo de utilização do exame, que é de 90 dias a partir da coleta da amostra. Ela orienta os condutores com CNH vencendo até o final do ano a realizar a renovação com antecedência para evitar contratempos.

Publicidade



Para verificar se o exame toxicológico está em dia, os motoristas podem utilizar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) e acessar a área do condutor, onde encontram a opção "Exame toxicológico". Caso o prazo esteja vencido, é necessário buscar um dos laboratórios credenciados pela Senatran e realizar a coleta para a realização do exame.