Operação em fase educativa com o objetivo de informar os usuários sobre o início da cobrança, iniciou nesta terça-feira, 16/07
A EPR Vias do Café, concessionária
responsável pela administração das rodovias MGC-491, BR-265, MGC-369, MG-167,
BR-146 e LMG-863, informa que iniciou hoje, 16 de julho a zero hora, o
funcionamento das praças de pedágio de forma educativa, para preparação e
divulgação aos usuários.
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Descontos para
Usuários Frequentes
Um benefício importante, que estará
disponível aos usuários, é o desconto de usuário frequente. O DUF é um
mecanismo de descontos progressivos, disponibilizado para condutores de
veículos leves (dois eixos), que optarem pela passagem na via automática com
TAG.
Na primeira passagem pelo pedágio
será cobrado o valor integral da tarifa. A partir da segunda passagem do
veículo pela via automática na mesma praça, dentro do mesmo mês, o desconto já
começa a ser aplicado, chegando ao valor máximo no 30º dia em que o motorista
cruzar o trecho. Os descontos são distintos em cada praça e podem chegar a até
92%.
O uso da TAG é a forma mais prática
de pagamento da tarifa. Empresas como Sem Parar, ConectCar, Veloe, Move
Mais, Greenpass e instituições financeiras, disponibilizam a etiqueta
eletrônica por meio dos seus sites e aplicativos.
Além do DUF, também estarão disponíveis aos
usuários as formas de pagamento via cartão de crédito ou débito, vale pedágio e
dinheiro.
Orientações
importantes para trafegar de maneira ágil e segura pelas praças
A concessionária reforça
a importância de respeitar à sinalização e o limite de velocidade máxima
permitida nas praças de (40 km/h), além da distância de segurança de (30
metros) que deve ser respeitada entre os veículos.
Os motoristas devem ficar atentos à
sinalização, para utilizarem as pistas adequadas.
As faixas exclusivas para pagamento
automático, estão acessíveis aos usuários que já possuem o dispositivo
eletrônico (TAG), instalado no veículo.
É importante reforçar que para o
sistema realizar a leitura da TAG de forma correta, o dispositivo deve estar
devidamente instalado e do motorista deve respeitar a sinalização indicada nas
praças, assim como a velocidade permitida e a distância do veículo à frente.
No caso do pagamento nas cabines
manuais, é recomendável que os usuários tenham o dinheiro ou cartão de débito e
crédito de fácil acesso para agilizar o atendimento e evitar retenções.
Em caso de dúvidas ou para
solicitação de atendimento pré-hospitalar ou mecânico, os usuários da rodovia
devem ligar para o telefone 0800 265 0491. A ligação é gratuita e o serviço
está disponível 24 horas, todos os dias.
Localização das praças de pedágio
Praças | Rodovia | KM | Município |
P1 | BR-265 | 366,5 | Nepomuceno |
P2 | BR-265 | 396 | Boa Esperança |
P3 | BR-146 | 529,2 | Muzambinho |
P4 | MGC-491 | 46 | Monte Santo de Minas |
P5 | MGC-491 | 159,1 | Alfenas |
P6 | MGC-491 | 251,6 | Três Corações |
Localização das Bases de Serviços Operacionais:
Bases | Rodovia | KM | Município |
BSO 1 | BR-265 | 46,1 | Monte Santo de Minas |
BSO 2 | BR-265 | 529,1 | Muzambinho |
BSO 3 | BR-146 | 153,9 | Campos Gerais |
BSO 4 | MGC-491 | 197,8 | Paraguaçu |
BSO 5 | MGC-491 | 2,7 | Santana da Vargem |
BSO 6 | MGC-491 | 256,3 | Três Corações |
Investimentos
O valor da tarifa é
pré-estabelecido em edital de licitação pelo poder concedente, para viabilizar
os investimentos previstos ao longo do contrato de concessão e garantir a
realização do pacote de investimentos ao longo de 30 anos, que contemplam a
execução de 7,64km de duplicação na MGC-491, construção de 236,35km de
acostamentos, implantação de faixas adicionais, construção de vias marginais,
melhorias em acessos, adequações de OAE’s, dispositivos de retornos, travessias
de pedestres, pontos de ônibus, além de recuperação e constante manutenção do
pavimento, drenagem, sinalização e outros elementos para ampliar e garantir a segurança
dos usuários.
Desde o início da
administração do contrato em outubro de 2023, a concessionária já investiu mais
de 300 milhões em melhorias nas rodovias concedidas. Os investimentos incluem
mais de 600km em correções funcionais no pavimento, 1.640km de limpeza de
vegetação (roçada), manutenção e implantação de mais de 20 mil metros de
defensas metálicas, reforço em 622km de faixa de sinalização horizontal e
instalação de mais de 4 mil dispositivos de sinalização vertical (Placas),
limpeza de 1.506 km de dispositivos de drenagens das rodovias, manutenção em 32
estruturas do tipo pontes e viadutos, entre outros avanços. Essas iniciativas
fazem parte dos trabalhos iniciais de recuperação das rodovias e ampliação do
conforto e trafegabilidade dos condutores.