Projeto de lei propõe retirada do nome de Pelé de monumentos gera polêmica em Três Corações, MG - ALÔ ALÔ CIDADE

Projeto de lei propõe retirada do nome de Pelé de monumentos gera polêmica em Três Corações, MG

Compartilhar isso

Vereador propõe mudança de nomes em locais históricos da cidade, gerando debate entre moradores e autoridades


Projeto de lei propõe retirada do nome de Pelé de monumentos gera polêmica em Três Corações, MG - Foto: redes sociais

Um vereador de Três Corações (MG) protocolou projetos de lei para mudar o nome de três pontos da cidade que homenageiam Pelé, sob a justificativa de desrespeito às denominações anteriores. O ex-jogador, considerado o maior de todos os tempos, tem várias referências na cidade, incluindo uma estátua de 12 metros de altura na entrada do município, além de locais como a Casa Pelé, a Praça Pelé, o ginásio Pelezão, o estádio municipal Rei Pelé e a Avenida Rei Pelé.


Os três projetos de lei apresentados pelo vereador Ricardo Ferreira, o Ricardinho do Gás (Avante), sugerem que o ginásio Pelezão volte a se chamar Ginásio Vilelão, a Avenida Rei Pelé retome o nome do deputado Renato Azeredo e o estádio municipal Rei Pelé volte a ser denominado Elias Arbex. A votação do projeto está prevista para a sessão do dia 10 de fevereiro.

Projeto de lei propõe retirada do nome de Pelé de monumentos gera polêmica em Três Corações, MG - Foto: redes sociais 

Fernando Ortiz, artista plástico e ex-diretor de cultura da cidade, criticou a proposta, ressaltando a relevância da imagem de Pelé para Três Corações e o impacto na divulgação positiva da cidade ao longo de 32 anos. 


"Isso caiu como uma bomba. Essa decisão pode comprometer toda a projeção que Três Corações teve através do nome de Pelé", afirmou.


A população também se manifestou contra a mudança. O estudante de jornalismo Ronnald Campos afirmou que retirar o nome de Pelé da cidade é uma atitude radical. "Ele nasceu aqui, é uma figura histórica. Acho que a própria população se sentiria mal com isso". O aposentado Luís Dário reforçou a indignação: 


"Tem tanta coisa para resolver e eles estão preocupados em tirar a marca do nosso Rei Pelé". Já o técnico em segurança do trabalho, Gerson Rodrigues, destacou que a cidade é reconhecida mundialmente graças ao legado de Pelé.


O vereador Ricardo Ferreira justificou que sua intenção é respeitar as pessoas anteriormente homenageadas nos locais, enquanto o presidente da Câmara, Wesley Dardac (Podemos), afirmou que os projetos estão sob análise da Comissão de Constituição, Redação, Justiça e Cidadania. Caso aprovados, serão levados para discussão e votação em plenário; caso contrários, serão arquivados. A Prefeitura de Três Corações afirmou que não irá se manifestar sobre o assunto.





CIDADE NEWS

-