Vereador propõe mudança de nomes em locais históricos da cidade, gerando debate entre moradores e autoridades
![]() |
Projeto de lei propõe retirada do nome de Pelé de monumentos gera polêmica em Três Corações, MG - Foto: redes sociais |
Um vereador de Três Corações (MG) protocolou
projetos de lei para mudar o nome de três pontos da cidade que homenageiam
Pelé, sob a justificativa de desrespeito às denominações anteriores. O
ex-jogador, considerado o maior de todos os tempos, tem várias referências na
cidade, incluindo uma estátua de 12 metros de altura na entrada do município,
além de locais como a Casa Pelé, a Praça Pelé, o ginásio Pelezão, o estádio
municipal Rei Pelé e a Avenida Rei Pelé.
Os três projetos de lei apresentados pelo
vereador Ricardo Ferreira, o Ricardinho do Gás (Avante), sugerem que o ginásio
Pelezão volte a se chamar Ginásio Vilelão, a Avenida Rei Pelé retome o nome do
deputado Renato Azeredo e o estádio municipal Rei Pelé volte a ser denominado
Elias Arbex. A votação do projeto está prevista para a sessão do dia 10 de
fevereiro.
![]() |
Projeto de lei propõe retirada do nome de Pelé de monumentos gera polêmica em Três Corações, MG - Foto: redes sociais |
Fernando Ortiz, artista plástico e ex-diretor de cultura da cidade, criticou a proposta, ressaltando a relevância da imagem de Pelé para Três Corações e o impacto na divulgação positiva da cidade ao longo de 32 anos.
"Isso caiu como uma bomba. Essa decisão pode comprometer toda a projeção que Três Corações teve através do nome de Pelé", afirmou.
A população também se manifestou contra a mudança. O estudante de jornalismo Ronnald Campos afirmou que retirar o nome de Pelé da cidade é uma atitude radical. "Ele nasceu aqui, é uma figura histórica. Acho que a própria população se sentiria mal com isso". O aposentado Luís Dário reforçou a indignação:
"Tem tanta coisa para resolver e eles estão preocupados em tirar a marca do nosso Rei Pelé". Já o técnico em segurança do trabalho, Gerson Rodrigues, destacou que a cidade é reconhecida mundialmente graças ao legado de Pelé.
O vereador Ricardo Ferreira justificou que sua
intenção é respeitar as pessoas anteriormente homenageadas nos locais, enquanto
o presidente da Câmara, Wesley Dardac (Podemos), afirmou que os projetos estão
sob análise da Comissão de Constituição, Redação, Justiça e Cidadania. Caso
aprovados, serão levados para discussão e votação em plenário; caso contrários,
serão arquivados. A Prefeitura de Três Corações afirmou que não irá se
manifestar sobre o assunto.