Cemig Alerta: Soltar Pipa Perto da Rede Elétrica Prejudicou Mais de 765 Mil Clientes em 2024 - ALÔ ALÔ CIDADE

Cemig Alerta: Soltar Pipa Perto da Rede Elétrica Prejudicou Mais de 765 Mil Clientes em 2024

Compartilhar isso

Brincadeira já interrompeu o fornecimento de energia para quase 250 mil unidades consumidoras em Minas Gerais nos primeiros meses de 2025

Cemig Alerta: Soltar Pipa Perto da Rede Elétrica Prejudicou Mais de 765 Mil Clientes em 2024 - Foto: Cesar Souza

Com a chegada do período de ventos mais fortes e pouca chuva, soltar pipas se torna uma brincadeira tradicional, mas a Cemig reforça o alerta para os perigos dessa prática próxima à rede elétrica. A empresa divulgou dados preocupantes: em 2024, 765 mil clientes foram prejudicados em 2.664 ocorrências relacionadas à rede elétrica causadas por pipas em Minas Gerais.


A situação continua em 2025. Somente nos primeiros cinco meses deste ano, a Cemig registrou 853 ocorrências envolvendo pipas em todo o estado, impactando 248 mil clientes. Na Região Sul de Minas, especificamente, foram 292 incidentes em 2024, afetando cerca de 85 mil unidades consumidoras, e 89 ocorrências nos primeiros meses de 2025, deixando 18 mil sem energia.

 

Dicas e Orientações de Segurança


César de Jesus Souza, técnico de Segurança da Cemig, enfatiza que a brincadeira de soltar pipas nunca deve ser realizada em áreas urbanas. Ele orienta que a prática deve ocorrer em áreas abertas e distantes da rede de distribuição da companhia.


"Atualmente, com uma grande quantidade de redes de distribuição nos centros urbanos, a brincadeira de soltar pipas ficou inviável nesses locais. Caso a pipa fique presa em um componente da rede elétrica, uma pessoa pode sofrer um choque de até 13.800 volts. Por isso, é fundamental que os pais orientem seus filhos para evitar acidentes que podem até levar a um óbito", destaca Souza.


O especialista alerta veementemente para que nunca se tente resgatar pipas presas na rede elétrica, devido ao risco imenso de acidentes. "As redes de distribuição, de transmissão e as subestações da Cemig são construídas dentro dos padrões das normas técnicas brasileiras, com características e distanciamento que garantem segurança. Dessa forma, a aproximação indevida e o uso de cerol e linha chilena têm sido os principais causadores de acidentes com a rede elétrica da companhia", ressalta.


 

Lei Proíbe Uso de Linhas Cortantes em MG


É importante lembrar que a Lei 23.515/2019, em vigor desde dezembro de 2019, proíbe a utilização de cerol ou linha chilena em todo o estado de Minas Gerais. Essa legislação veda a comercialização e o uso de qualquer tipo de linha cortante em pipas, papagaios e similares.


As multas para quem for flagrado vendendo linhas cortantes variam de R$ 5.531 a R$ 276 mil em casos de reincidência. Se a linha cortante for apreendida com uma criança ou adolescente, os pais ou responsáveis legais serão notificados, e o caso será comunicado ao Conselho Tutelar.


César de Jesus Souza reforça que o uso do cerol pode transformar a linha em um material condutor de eletricidade, provocando choque elétrico ao entrar em contato com a rede. Além disso, o uso de arames e fios metálicos para amarrar pipas é extremamente perigoso, pois são materiais altamente condutores que se energizam ao tocar os cabos, causando choques elétricos.


Além dos riscos para a rede elétrica, as linhas cortantes também representam perigo para outras pessoas. "Quando alguém utiliza uma linha cortante, ela pode cortar os cabos de energia e causar acidentes graves para quem está soltando ou para outras pessoas. Nunca se deve usar cerol ou linha chilena nesse tipo de brincadeira", conclui o técnico.




CIDADE NEWS

-