Estado registra queda de -1,8% enquanto média nacional cresce 6,6% no mesmo período
Após um
período de crescimento no pós-pandemia, o volume de atividade turística em
Minas Gerais registrou uma queda de -1,8% no
primeiro semestre de 2025. O recuo contrasta com o desempenho nacional, que
apresentou um crescimento de 6,6%
no mesmo período.
Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE,
analisados pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG. Apenas os meses
de fevereiro e março tiveram resultados positivos no estado. Em junho, a
atividade turística mineira teve uma queda de -4,2% em relação a maio, enquanto
a média nacional foi de -0,9%.
Na comparação com o mesmo período do ano anterior, junho de 2025
registrou uma desaceleração de -7,6% no turismo, uma reversão notável se
comparado ao crescimento de 4,4% de junho de 2024.
Segundo a
economista da Fecomércio MG, Fernanda Gonçalves, a diferença entre o desempenho
de Minas e o do país pode ser atribuída à concentração de resultados positivos
em apenas dois meses e, principalmente, às altas taxas de juros (15% a.a.).
"As altas taxas de juros dificultam o acesso ao crédito por parte dos
empresários e consumidores, diminuindo o ritmo dos investimentos e do
consumo", explica Gonçalves.
A Fecomércio MG é a principal entidade representativa do setor
no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Além de atuar
como porta-voz do empresariado, a federação administra o Sesc e o Senac em
Minas Gerais.