Quase 60% das empresas vendem pela internet, com WhatsApp e Instagram liderando como principais canais de venda
![]() |
Pesquisa Fecomércio MG: Mais de 75% do comércio mineiro já está no ambiente digital - Foto: Fecomércio |
Uma pesquisa da Fecomércio MG revelou que a
presença digital do comércio mineiro continua crescendo de forma acelerada.
Segundo o levantamento, realizado com 406 empresas, 76,6%
dos estabelecimentos já têm presença online, e 59,5%
deles realizam vendas pela internet.
Os dados mostram que a adesão ao
e-commerce em Minas Gerais tem crescido consistentemente, saindo de 57,1% em
2023 para 64,3% em 2024 e atingindo quase 77% em julho de 2025. A principal
justificativa para a mudança é a adaptação a uma demanda crescente dos
consumidores e a busca por maior competitividade no mercado.
Entre as plataformas mais utilizadas,
o WhatsApp Business se destaca, com
75,1% das empresas usando o
aplicativo para interagir com clientes e fechar vendas. Já o Instagram lidera como a rede
social preferida para vendas, com 96,5%
das empresas que estão na plataforma realizando transações. O Facebook, por sua
vez, é usado por 36,6% das empresas para ter presença digital e por 23% para
vender.
Segundo a economista da Fecomércio
MG, Fernanda Gonçalves, o cenário mostra que o e-commerce se consolidou como
uma necessidade estratégica. "O universo digital se consolida não apenas
como uma opção, mas como uma necessidade estratégica para a competitividade do
setor varejista”, explica.
Apesar da tendência, a pesquisa aponta
que 12,4% das empresas mineiras ainda
não têm presença digital, principalmente por falta de interesse, preferência
pelo modelo presencial ou falta de tempo. No entanto, 60% das que desejam
entrar para o e-commerce gostariam de receber apoio para iniciar o planejamento
e superar desafios como a falta de mão de obra especializada.