Pesquisa Fecomércio MG: Mais de 75% do comércio mineiro já está no ambiente digital - ALÔ ALÔ CIDADE

Pesquisa Fecomércio MG: Mais de 75% do comércio mineiro já está no ambiente digital

Compartilhar isso

Quase 60% das empresas vendem pela internet, com WhatsApp e Instagram liderando como principais canais de venda

Pesquisa Fecomércio MG: Mais de 75% do comércio mineiro já está no ambiente digital - Foto: Fecomércio

Uma pesquisa da Fecomércio MG revelou que a presença digital do comércio mineiro continua crescendo de forma acelerada. Segundo o levantamento, realizado com 406 empresas, 76,6% dos estabelecimentos já têm presença online, e 59,5% deles realizam vendas pela internet.


Os dados mostram que a adesão ao e-commerce em Minas Gerais tem crescido consistentemente, saindo de 57,1% em 2023 para 64,3% em 2024 e atingindo quase 77% em julho de 2025. A principal justificativa para a mudança é a adaptação a uma demanda crescente dos consumidores e a busca por maior competitividade no mercado.


Entre as plataformas mais utilizadas, o WhatsApp Business se destaca, com 75,1% das empresas usando o aplicativo para interagir com clientes e fechar vendas. Já o Instagram lidera como a rede social preferida para vendas, com 96,5% das empresas que estão na plataforma realizando transações. O Facebook, por sua vez, é usado por 36,6% das empresas para ter presença digital e por 23% para vender.


Segundo a economista da Fecomércio MG, Fernanda Gonçalves, o cenário mostra que o e-commerce se consolidou como uma necessidade estratégica. "O universo digital se consolida não apenas como uma opção, mas como uma necessidade estratégica para a competitividade do setor varejista”, explica.


Apesar da tendência, a pesquisa aponta que 12,4% das empresas mineiras ainda não têm presença digital, principalmente por falta de interesse, preferência pelo modelo presencial ou falta de tempo. No entanto, 60% das que desejam entrar para o e-commerce gostariam de receber apoio para iniciar o planejamento e superar desafios como a falta de mão de obra especializada.



CIDADE NEWS

-