Corpo de João Miguel é encontrado no Rio Mandu; Pouso Alegre decreta luto oficial de três dias - ALÔ ALÔ CIDADE

Corpo de João Miguel é encontrado no Rio Mandu; Pouso Alegre decreta luto oficial de três dias

Compartilhar isso

Menino de 7 anos foi localizado por mergulhadores na manhã deste sábado (17), após ser arrastado por enxurrada e sugado por galeria pluvial na última quinta-feira


Corpo de João Miguel é encontrado no Rio Mandu; Pouso Alegre decreta luto oficial de três dias - Foto: redes sociais

A busca que comoveu o Sul de Minas chegou a um triste desfecho na manhã deste sábado (17/1). O corpo de João Miguel Marques, de 7 anos, foi encontrado às 8h43 pelas equipes de mergulho do Corpo de Bombeiros às margens da Rua Tomás Antônio Gonzaga no Bairro São Geraldo (diquinha). O menino estava desaparecido desde a tarde de quinta-feira (15), quando foi arrastado por uma forte enxurrada no bairro João Paulo 2.


Segundo informações oficiais da Prefeitura, João Miguel foi localizado às margens do Rio Mandu, em meio à vegetação, em um ponto situado um pouco abaixo da foz da galeria pluvial. A localização foi feita durante as buscas embarcadas que vinham sendo realizadas de forma ininterrupta desde o início do incidente.

Corpo de João Miguel é encontrado no Rio Mandu; Pouso Alegre decreta luto oficial de três dias - Foto: ALÔ ALÔ CIDADE

O Acidente


A tragédia ocorreu enquanto João Miguel e outras duas crianças, de 9 e 10 anos, brincavam no leito de um córrego próximo à "Mina do João Paulo". Com o temporal, o nível da água subiu repentinamente, surpreendendo o grupo.

Corpo de João Miguel é encontrado no Rio Mandu; Pouso Alegre decreta luto oficial de três dias - Fotos: CBMMG

Enquanto duas crianças conseguiram escapar, uma delas salva por um vizinho em um ato heroico registrado por câmeras de segurança, João Miguel não resistiu à força da correnteza e foi sugado por uma manilha de drenagem.

Corpo de João Miguel é encontrado no Rio Mandu; Pouso Alegre decreta luto oficial de três dias - Foto: redes sociais

Mobilização e Solidariedade


A operação de resgate mobilizou nove militares, drones para monitoramento aéreo, embarcações e incursões perigosas em galerias subterrâneas ao longo de dois dias. Em nota oficial, a Prefeitura de Pouso Alegre expressou "dor imensurável" e agradeceu o empenho incansável do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.


"Neste momento de dor imensurável, o Município se solidariza com a família e amigos, reafirmando o compromisso de oferecer todo o amparo psicológico e social necessário", diz o comunicado.

Corpo de João Miguel é encontrado no Rio Mandu; Pouso Alegre decreta luto oficial de três dias - Foto: CBMMG

Luto Oficial


Como sinal de respeito e solidariedade à memória de João Miguel, a administração municipal decretou luto oficial de três dias. O clima em Pouso Alegre (MG) é de profunda consternação e as autoridades reforçam o alerta sobre os perigos de proximidade com cursos d'água e galerias durante períodos de chuvas intensas.


HORA DO FATO

-