Radares instalados na Rodovia Fernão Dias ainda estão inoperantes - ALÔ ALÔ CIDADE

Radares instalados na Rodovia Fernão Dias ainda estão inoperantes

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Ao todo, 19 equipamentos foram comprados, mas não operam no trecho.
Previsão é de que radares possam funcionar a partir do dia 28 de fevereiro.

20/02/2014 00:07
Dezenove radares de velocidade começaram a ser instalados no trecho da Rodovia Fernão Dias que corta o Sul de Minas, entre Belo Horizonte (MG) e o Estado São Paulo, em outubro do ano passado com o objetivo de diminuir acidentes na estrada. Cerca de cinco meses após o início das instalações, os equipamentos ainda não funcionam. Sem os radares, os condutores circulam acima do limite máximo de velocidade permitido na rodovia e acidentes são constantes no trecho, principalmente envolvendo caminhões. Segundo a Autopista Fernão Dias, os radares só devem começar a funcionar a partir do dia 28 de fevereiro.

Muitos equipamentos móveis já podem ser vistos pelos motoristas que passam pela estrada, alguns ainda com o plástico da embalagem. Os equipamentos já deixam os motoristas que dirigem em alta velocidade em alerta, e no local é possível ver diversas marcas de pneus e freadas na pista.

Apesar disso, os radares não estão funcionando e o resultado é o registro constante de acidentes. Somente em uma curva, onde já foi colocado um radar, vários acidentes foram registrados. Em outubro de 2013, uma carreta com 26 toneladas de bobinas de papel tombou no local. O acidente envolveu vários veículos e três pessoas morreram.

Radares na Rodovia Fernão Dias, MG (Foto: Edson Oliveira / EPTV)
Radares instalados na Fernão Dias estão inoperantes há 8 meses (Foto: Edson Oliveira / EPTV)


“A colocação dos radares é importante para controlar o fluxo, já que percebemos que muitos motoristas trafegam em uma velocidade incompatível”, disse o policial rodoviário federal, João Eustáquio.

O supervisor de vendas Márcio Basílio, que há quatro semanas viaja pela Fernão Dias, observa os perigos do trajeto. “É um trecho cheio de imprudência dos motoristas e de alta velocidade dos veículos. Eles passam a 150 km/h ou 160 km/h e seria melhor se houvesse mais fiscalização”, comentou.

Questionado, o diretor da concessionária que administra a rodovia, Helvécio Tann, disse que o edital que determinou a instalação é de 2007. “Um estudo de segurança foi feito para escolher os pontos estratégicos dos radares, no entanto, novos pontos ainda precisam ser escolhidos. Pelo nosso cronograma de entrega é até o dia 28 de fevereiro”, esclareceu.
Segundo assessoria da Autopista Fernão Dias, os radares devem ser entregues prontos para operar até o dia 28 de fevereiro deste ano, mas quem determina quando eles começarão a fiscalizar a velocidade é a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Polícia Rodoviária Federal.

Redução de acidentes
Um exemplo bem sucedido na redução de acidentes com a instalação de radares é a Rodovia MG-290, que liga o Sul de Minas à região de Campinas (SP). Ao todo, 17 equipamentos foram instalados ao longo dos 90 km da pista e reduziram os acidentes em até 80%.

Nota da redação: Na verdade, os radares começaram a ser instalados em outubro de 2013 e não há oito meses como informado anteriormente nesta matéria. Além disso, a Autopista Fernão Dias ressaltou que, apesar de o prazo para entrega do equipamento seja até o dia 28 de fevereiro, a ANTT e a Polícia Rodoviária Federal que determinam quando os radares começarão a funcionar. A informação foi corrigida às 18h25.


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