Cidade elabora roteiro para entrar na rota do desenvolvimento turístico
17/11/2013 14:15
![]() |
“Turismo pode alavancar o progresso do município”, afirma a diretora do Turismo Alessandra |
Município faz parte do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas ao lado de outras 7 cidades vizinhas, que se associaram para organizarem e desenvolverem atividades que reúnem afinidades culturais, ambientais e econômicas.
Alessandra destaca que o turismo pode alavancar o progresso do município e que os moradores, empresários e produtores locais já estão voltados para essa questão. “Estamos vivendo a crise do café e o produtor rural está desanimado com o preço do produto. É por isso que eu acredito que o turismo é a nossa saída, temos aqui belos atrativos turísticos, como, a Pedra Branca, o Santuário de Santo Expedito e produtores de café de excelência”, afirma.
O consultor Marcos Delgado ressalta que a principal missão do Sebrae é a roteirização que tem com proposito identificar a infraestrutura física, o grau de entendimento e de interesse do microempresário e que esse é um trabalho de médio a longo prazo.
Marcos explicou que o primeiro passo e conhecer os pontos que possuem e quais são os principais atrativos. “Temos que estabelecer quais são os carros chefes e com base nisso definir qual é o perfil do público alvo, com isso eles vão poder oferecer um produto de melhor qualidade, contribuindo então para a geração de empregos e renda e consequentemente uma melhor qualidade vida”, explica.
Marcos Delgado (Consultor do Sebrae), Alessandra Aparecida Santos (diretora municipal de Cultura e Turismo), e Eduardo Lanza, (agente de desenvolvimento regional do circuito turístico, Caminhos do Sul de Minas).
Um dos possíveis pontos e o Sítio São Joaquim, do produtor Josemar de Oliveira Sandi, ele foi classificado como sendo o cafeicultor do melhor café do Brasil pela “Cup of Excellence Natural Late Harvest” com a safra de 2012. Josemar disse que a ideia é boa, principalmente para o produtor de café. “É mais um ponto pra gente obter um espaço e principalmente agregar mais valor ao nosso produto. Além de despertar o pessoal à enxergar novos horizontes”, finaliza.
Os lugares visitados foram Santuário Ecológico Santo Expedito, Sítio São Joaquim, Alambique Farias e a Pedra Branca.
Veja mais em: Brasil Metrópole