Sistema lento impede retirada de veículos leiloados pelo DETRAN - ALÔ ALÔ CIDADE

Sistema lento impede retirada de veículos leiloados pelo DETRAN

Compartilhar isso
08/11/2013 15h28 - Atualizado em 08/11/2013 15h30

Sistema lento impede retirada
de veículos leiloados pelo Detran

Em Pouso Alegre, novos donos reclamam pela demora na documentação.
Segundo a Polícia Civil, alta demanda teria sobrecarregado órgãos.

Moradores de Pouso Alegre (MG) estão tendo problemas para retirar veículos que são leiloados pelo Departamento de trânsito (Detran). A liberação dos documentos está demorada e, sem eles, os novos donos não podem circular com os veículos.
É o caso do autônomo João Paulo de Moraes. Ele pagou R$ 3,2 mil por uma moto no leilão de veículos do Detran no dia 31 de julho, mas até hoje não recebeu os documentos. “Eu tinha esperanças de pegar a moto para trabalhar, mas até agora nada. Eu estou no prejuízo porque o documento não chega e a motoe stá como financiada”, desabafa.
O edital do leilão diz que o comprador leva o veículo livre de multas e de qualquer ônus. Ou seja, multas, infrações e alienações não passam para o novo proprietário.  Quem faz o arremate precisa pagar o Dpvat e depois tem até 30 dias para fazer a transferência.
De acordo com o Detran, o órgão responsável por retirar a alienação fiduciária do documento do veículo é o Sistema Nacional de Gravame. Porém, como a demanda teria aumentado esse ano, o sistema se tornou lento e a espera pela liberação do processo pode durar meses.

O autônomo João Paulo de Moraes não consegue retirar a moto em Pouso Alegre (Foto: Tarciso Silva / EPTV)
“Minas Gerais vai fechar o ano de 2013 com cerca de 200 leilões com cerca de 60 mil veículos. Esses números impactaram em vários órgãos, mas os processos estão tramitando. Peço para que essas pessoas que estão tendo dificuldades tragam os carros para que a gente possa mover os órgãos envolvidos para tentar uma solução para esses problemas”, explica o chefe do Departamento da Polícia Civil de Pouso Alegre, João Euzébio Cruz.
Até o fim de novembro, cerca de seis mil veículos devem ir a leilão pelo Detran de Pouso Alegre.


Veja mais em: G1

CIDADE NEWS

-