Bairro de Pouso Alegre está sem coleta de lixo há uma semana - ALÔ ALÔ CIDADE

Bairro de Pouso Alegre está sem coleta de lixo há uma semana

Compartilhar isso

Moradores reclamam de sujeira espalhada nas ruas no bairro São Geraldo. Prefeitura diz que problema em um dos caminhões seria causa do atraso.

30/01/2014 14:57
Moradores do bairro São Geraldo, em Pouso Alegre (MG), reclamam que o lixo não é recolhido há uma semana no local. Entulho e lixo são encontrados espalhados pelas ruas, atraindo animais e riscos à saúde dos moradores. Segundo a prefeitura, um problema em um dos caminhões que fazem a coleta seria a causa da demora no serviço.

De acordo com o aposentado João Teodoro, o caminhão de coleta não passa no bairro desde o final da semana passada. Mesmo sem coleta, os moradores continuaram deixando o lixo nas ruas. Ao caminhar pelo bairro, é possível ver sacos de lixo, entulho e muita sujeira acumulada nas calçadas. "Está muito ruim", afirma Teodoro. "Já está até cheirando mal [o bairro]."

Até o dia 2 de janeiro, o trabalho de coleta de lixo era feito por uma empresa, mas com o fim do contrato, a própria prefeitura assumiu a limpeza urbana. Muitos moradores reclamam que os problemas começaram após essa mudança.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Pouso Alegre disse que um dos veículos que faz a coleta teve problemas e por isso, desde segunda-feira (27), o lixo de parte do bairro São Geraldo não pode ser recolhido, mas que o serviço já foi normalizado.
Moradores reclamam de sujeira espalhada nas ruas no bairro São Geraldo. (Foto: Reprodução EPTV / Edson de Oliveira)
Moradores reclamam de sujeira espalhada nas ruas no bairro São Geraldo. (Foto: Reprodução EPTV / Edson de Oliveira)
    Segundo alguns moradores, parte do lixo foi recolhido na manhã desta quarta-feira (29), mas ainda é possível encontrar muita sujeira nas ruas, atraindo animais como cachorros, que são vistos revirando os sacos atrás de comida. "Vai 'juntando' muitos bichos, inclusive moscas em volta do lixo", afirma a auxiliar de enfermagem Sônia Ribeiro.

    Um dos pontos mais críticos é em frente à policlínica do bairro, onde é possível encontrar ainda sacos de lixo, alguns rasgados, e até pneus. Além da sujeira, que pode atrair ratos transmissores de doenças, agentes de saúde alertam que lixo acumulado nas ruas pode também atrair o mosquito da dengue. "Lixo é uma das coisas que mais acumulam água, e na água pode dar dengue", afirma o agente de combate à dengue, Agenor Medeiros.

    A prefeitura disse que está programado para esta quinta-feira (30) um mutirão para retirada do lixo no bairro São Geraldo, principalmente na região do entorno da policlínica do bairro.


    Leia mais em: G1