Em MG, menos de 1% das empresas dispõe do equipamento obrigatório.
Indústria de Pouso Alegre passa por expansão para dar conta da demanda.
obrigatoriedade de aulas em simuladores de direção em todas as autoescolas do Brasil faz com que indústrias do Sul de Minas invistam na fabricação dos equipamentos. Um dos modelos é fabricado em uma indústria de Pouso Alegre (MG), que custa cerca de R$ 38 mil e simula a realidade dentro de um carro, além das situações de estrada, que aparecem em telas que mostram os locais reproduzidos por computação gráfica. A demanda em alta já faz com que exista uma lista de espera na fábrica.
"Temos uma lista de espera para a entrega dos equipamentos e já estamos em processo de expansão para atender aos pedidos que chegam. O equipamento serve como treinamento e simula os movimentos para quem nunca dirigiu, como o pedal da embreagem, a marcha, a maneira de girar o volante até situações como congestionamentos, direção em trechos de serras, estradas, entre outros ”, disse o gerente de desenvolvimento, Felipe Brandão.Por enquanto, em Minas Gerais, menos de 1% das empresas tem o equipamento. Em todo o Sul de Minas, são três equipamentos. A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que previa o uso de simuladores de direção deveria ter começado a valer a partir de junho, mas foi prorrogada para janeiro deste ano. São necessárias cinco aulas de 30 minutos cada no equipamento e de acordo com o Departamento de Trânsito (Detran), o Centro que não tiver o simulador não poderá mais funcionar.
Em um Centro de Formação de Condutores (CFC) de Poços de Caldas (MG), o simulador foi comprado há um ano, desde então, os instrutores estão sendo capacitados para usar o equipamento, que a partir de agora é obrigatório para quem quer ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em Pouso Alegre (MG), diretores de autoescolas reclamam da dificuldade de se encontrar o equipamento. “Com a obrigatoriedade, a demanda é muito grande e o equipamento está em falta no mercado. Queremos comprar, colocar e cumprir a legislação, mas estamos com dificuldade na aquisição”, argumentou.
Fábrica de Pouso Alegre já busca expansão (Foto: Edson Silva/ EPTV) |
Segundo o delegado de trânsito de Varginha (MG), Antônio Carlos Butingnon, a fiscalização deve começar ainda este mês. “Iniciaremos uma fiscalização para isso e vamos fazer contato com Belo Horizonte, com o Detran e com as empresas que estão capacitadas para fornecer o equipamento”, destacou.
Leia mais em: G1