Hospital em Pouso Alegre passa a oferecer radioterapia pelo SUS - ALÔ ALÔ CIDADE

Hospital em Pouso Alegre passa a oferecer radioterapia pelo SUS

Compartilhar isso
15/01/2014 223:28

Parceria entre o Hospital Samuel Libânio e a Oncominas permitiu serviço.
Cerca de 80 pacientes devem fazer tratamento de câncer por mês no local.


Pouso Alegre passa a oferecer a partir desta quarta-feira (15) o serviço de radioterapia para quem faz tratamento contra o câncer pelo SUS. Oito pacientes já passaram por consultas nesta manhã para começar o tratamento, que será oferecido através de uma parceria entre o Hospital Samuel Libânio e a Oncominas. O anúncio do serviço havia sido feito em dezembro do ano passado. A radioterapia deverá atender em média 80 pacientes por mês.

Oncominas - Foto reprodução - vídeo Eptv


Para fazer o tratamento em Pouso Alegre, é necessário que o médico encaminhe a solicitação para a Secretaria Municipal de Saúde dos municípios da região que serão atendidos. A implantação do serviço faz com que os pacientes de Pouso Alegre e região deixem de ter que viajar para cidades como Varginha (MG) e Poços de Caldas (MG) para passar pelo tratamento.

Com o novo serviço, além de Pouso Alegre, serão atendidos pacientes de 32 cidades da região.

Portaria
A portaria do Ministério da Saúde autorizando o serviço de radioterapia pelo SUS no Hospital das Clínicas Samuel Libânio foi publicada em dezembro do ano passado. Como o hospital não possui o equipamento de radioterapia, avaliado em R$ 4 milhões, o serviço será terceirizado e feito através de um convênio com a Oncominas.

Desde 2012, o Hospital Samuel Libânio oferece o serviço de quimioterapia pelo SUS para 33 cidades da região de Pouso Alegre. A expectativa é de que o novo serviço ajude a desafogar o atendimento em Varginha, que está sobrecarregado. Na cidade, o serviço de radioterapia existe desde 1995 no Hospital Bom Pastor. Atualmente, 110 pacientes são atendidos. O hospital de Varginha deverá receber uma segunda máquina de radioterapia que foi doada pelo Ministério da Saúde.

A radioterapia também é oferecida em outras cidades da região. Em Passos, ele acontece via SUS no Hospital Regional do Câncer desde 2010. Ao todo, são atendidos de 75 a 80 pacientes por dia. Em Poços de Caldas, o serviço é oferecido em uma clínica particular que mantém convênio com o SUS desde 2002. Lá são atendidos cerca de 120 pacientes por dia.



Leia mais em: G1