Três são presos suspeitos de roubo à escola estadual em Ouro Fino MG - ALÔ ALÔ CIDADE

Três são presos suspeitos de roubo à escola estadual em Ouro Fino MG

Compartilhar isso

Instituição foi roubada pela quarta vez este ano e diretora pede segurança. Eletrônicos e alimentos da despensa foram levados por criminosos.

21/01/2014 22:08
Três homens foram presos nesta segunda-feira (20) suspeitos de terem roubado a Escola Estadual Delorme de Avellar Muniz na semana passada, em Ouro Fino (MG). Testemunhas levaram a polícia até os suspeitos, que foram encontrados no bairro Jardim Centenário, onde moram.

Segundo o delegado Waldir Jorge Pelarico Junior, um comerciante viu dois dos três homens vendendo uma câmera fotográfica que teria sido roubada na escola. Ele procurou a diretora da instituição e contou o que aconteceu, que em seguida acionou a polícia. Outras testemunhas também viram um dos homens pulando o muro da escola no dia do crime. Essas informações ajudaram a polícia a identificar os suspeitos.

O homem que comprou o câmera fotográfica dos suspeitos deve responder por receptação culposa, segundo o delegado Waldir. Ele devolveu a câmera para a escola. Os três detidos, que têm idades entre 21 e 30 anos, foram levados para o presídio de Ouro Fino na manhã desta segunda-feira e vão responder por furto qualificado. A pena para o crime varia entre dois a oito anos de reclusão.

Suspeitos arrombaram portão de escola e levaram
alimentos e eletrônicos (Foto: Tarciso Silva / EPTV)
Ainda segundo o delegado, os três homens foram presos apenas pela suspeita de arrombamento e roubo da escola, e não é possível afirmar que eles tiveram participação em outros roubos que aconteceram nas últimas semanas em instituições públicas de Ouro Fino. A relação entre os casos será investigada pela Polícia Civil.

Escola roubada pela quarta vez
A Escola Estadual Professora Delorme de Avellar Muniz foi roubada pela quarta vez na quinta-feira (16) somente este ano. Os criminosos estouraram o cadeado da grade de ferro da sala dos professores e arrombaram a porta. Os armários foram remexidos e documentos dos alunos ficaram no chão. Na sala da direção, os suspeitos arrombaram a porta e o armário de aço e levaram um projetor, uma câmera digital, um roteador e um aparelho de som.

Saiba mais:
Escola estadual é roubada pela 4ª vez em duas semanas em Ouro Fino, MG

Os alarmes foram danificados e tiveram a fiação cortada. Na secretaria da escola, a grade que estava soldada, por conta de outro furto, foi arrombada mais uma vez. No local, os ladrões tentaram levar os computadores, mas não conseguiram e deixaram as máquinas danificadas.

Nem a cantina foi poupada. Os suspeitos quebraram as janelas, pegaram utensílios de cozinha e limparam o freezer e toda a despensa. De acordo com a diretora da escola, Andreia Vieira de Souza Menezes, foram quatro arrombamentos em duas semanas.

Ainda segundo a diretora da escola, as aulas só voltam quando a Superintendência Estadual de Ensino mandar a verba para repor o que foi roubado. Já a superintendência disse que ainda não recebeu da escola essa relação de materiais.

Escola já foi roubada quatro vezes só neste início de ano em Ouro Fino (Foto: Reprodução EPTV / Edson de Oliveira)
Escola já foi roubada quatro vezes só neste início de ano em Ouro Fino (Foto: Reprodução EPTV / Edson de Oliveira)

Outros roubos
A Creche Municipal Delminda Rossi também foi arrombada nesta semana, na madrugada de segunda-feira (13). A janela do refeitório foi arrombada e os assaltantes invadiram a despensa levando vários mantimentos.

Na madrugada de terça-feira (14), a Secretaria de Cultura também foi arrombada. Dois computadores, dois monitores e uma impressora foram levados.

Sobre essas duas ocorrências, ninguém foi preso. De acordo com o delegado Waldir Jorge Pelarico Junior, não é possível afirmar que nos três casos os crimes foram cometidos pelas mesmas pessoas.

Investimento em segurança
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, nos últimos dois anos mais de mil escolas das 3.686 instituições de Minas Gerais receberam câmeras de seguranças do governo. Foram investidos R$ 14 milhões nos equipamentos.

A Secretaria de Educação Municipal não vê dificuldades em fazer a instalação das câmeras de segurança, mas isso depende de verbas do Governo de Minas. A escola que quiser o equipamento pode solicitar junto à Superintendência de Ensino, que vai levar a solicitação até a Secretaria de Educação.



Leia mais em: G1

CIDADE NEWS

-