Fábrica de brinquedos Estrela trabalha em ''pleno vapor'' na unidade de Três Pontas, MG - ALÔ ALÔ CIDADE

Fábrica de brinquedos Estrela trabalha em ''pleno vapor'' na unidade de Três Pontas, MG

Compartilhar isso

Produção da fábrica de brinquedos  Estrela no Sul de Minas registra alta de 30%. Valorização do dólar ante o real beneficiou a empresa

25/11/2014 01:36
As expectativas positivas para este Natal, proporcionadas pela valorização do dólar frente ao real, que reduziu as importações da indústria de bens de consumo, aumentaram a produção da Estrela, maior fabricante de brinquedos do Brasil. Desde junho, a planta mineira da companhia, localizada em Três Pontas (Sul de Minas), opera na capacidade máxima e a produção deste ano está 30% acima da registrada no ano passado. 
Para atender a demanda, a unidade mantém hoje aproximadamente 800 empregados - Foto: Diário do Comércio

De acordo com o diretor de Marketing da empresa, Aires Fernandes, a perspectiva da Estrela é de crescimento de 25% a 30% no faturamento deste ano em relação a 2013. Isso se deve, segundo ele, aos itens produzidos que "fizeram a cabeça" das crianças. Entre eles, o carro-chefe da marca é a porquinha cor-de-rosa Peppa Pig, cuja boneca se tornou o maior sucesso da Estrela nos últimos anos, seguida pelos demais brinquedos da linha. "Realmente, a Peppa é um daqueles casos extraordinários de sucesso, cujos números impressionam", afirmou Fernandes. 

Além disso, segundo ele, mais de 200 itens foram lançamentos e devem impulsionar as vendas no Natal. Para atender à demanda, a unidade mineira mantém hoje cerca de 800 empregados, quase o dobro dos 450 que tinha no ano passado. "Embora tenha sido um ano difícil, com eventos que não favoreceram o setor, brinquedos têm produção como itens de primeira necessidade. No aperto, os pais deixam de comprar muitas coisas, mas não abrem mão dos presentes dos filhos", disse. A Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) prevê um crescimento de 12% do setor em 2014 na comparação com o ano passado. Segundo a entidade, o mercado nacional deve movimentar R$ 9,5 bilhões este ano, ante R$ 8,5 bilhões de 2013. 

O Natal e o Dia das Crianças respondem juntos por 68% do movimento do ano. Para 2015, embora não divulgue números, a Estrela estima ampliar ou pelo menos manter nos níveis atuais o faturamento. "Esperamos passar o Natal para fazer o planejamento do próximo ano. Mas sabemos que 2015 também não vão ser fáceis. 

A economia está estagnada e sabemos que são necessários ajustes", ressaltou. O diretor de Marketing disse ainda que a indústria nacional de brinquedos enfrenta grandes problemas estruturais, ligados principalmente ao alto custo de produção. "Temos uma carga tributária enorme e nosso produto chega ao mercado com custo final elevado. Acontece que os impostos representam 52% do preço do brinquedo nas lojas", revela. Para Fernandes, o Brasil precisa aprender com países desenvolvidos que tratam os brinquedos como itens didáticos, que contribuem para o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças. "Se o governo diminuísse a carga tributária do setor não haveria tanta pirataria", completou, lembrando que em função dos altos custos produtivos somente 65% do que a Estrela comercializa no país é fabricado no Brasil.  

Leia mais no Diário do Comércio