Consórcio adia implantação do Samu Regional para janeiro de 2015 - ALÔ ALÔ CIDADE

Consórcio adia implantação do Samu Regional para janeiro de 2015

Compartilhar isso

Com novo salário, concurso busca preencher vagas para médicos.
Serviço estava previsto para iniciar funcionamento em dezembro.


04/12/2014 22:55
O consórcio responsável pela implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Varginha MG, que irá atender ao todo 153 cidades do Sul de Minas, anunciou nesta quinta-feira (4) que não vai começar a funcionar este ano, como previsto anteriormente. Segundo a Secretaria Executiva do Samu Regional, a inauguração do serviço foi adiada para janeiro de 2015 porque, mais uma vez, o quadro de médicos socorristas não está completo. Um novo edital com alteração do salário para a categoria será publicado este mês para preenchimento das vagas.
O secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas (Cissul), João Gualberto Rezende Junior, disse que o salário para os médicos definido no último edital, de R$ 5 mil, não atraiu os profissionais da área. Segundo ele, um novo edital para contratação de médicos será publicado nesta quinta-feira (4) no Diário Oficial do Estado para que as 66 vagas restantes sejam preenchidas.
"O edital vai ser publicado no Diário Oficial de Minas, onde o salário de médico vai ser de um valor maior, de R$ 7 mil, e aí esperamos que a gente consiga trabalhar com novos médicos que vão participar desse processo seletivo", afirmou. O novo prazo para início do funcionamento do Samu no Sul de Minas ficou para janeiro de 2015.
O secretário executivo do Samu disse ainda que as inscrições para essa nova contratação poderão ser feitas pela internet, no site do Cissul, entre os dias 16 e 23 de dezembro. Ele disse ainda que se algum outro profissional que já passou no concurso desistir por causa desse atraso na inauguração, a vaga será preenchida por candidatos que estão na lista de espera. O novo salário dos médicos, segundo o secretário, virá do governo do estado.
Implantação do Samu é novamente adiada no Sul de Minas (Foto: Reprodução EPTV)Implantação do Samu é novamente adiada no Sul de Minas (Foto: Reprodução EPTV)
Instalações
Todos os recursos materiais do Samu Sul de Minas, como as 42 ambulâncias, a central de atendimento que receberá as ligações de toda a região e as 10 bases microrregionais já estão prontas, faltando apenas que o quadro de profissionais médicos esteja completo para iniciar o funcionamento do serviço. No concurso realizado em novembro de 2013, foram aprovadas 600 pessoas para trabalhar no Samu.
A data de início do Samu havia sido marcada durante uma assembleia em agosto de 2014, quando ficou definido que o serviço começaria no dia 1º de outubro. Após isso, houve ainda dois adiamentos no prazo até dezembro deste ano, e agora, uma nova data ficou definida para janeiro de 2015.
A implantação do serviço começou a ser cogitada na região em 2010, quando 15 ambulâncias do Samu chegaram a Varginha MG. Os veículos ficaram três anos parados, totalmente inutilizados. Já as obras da sede regional do Samu começaram em outubro do ano passado.
_______________________________________________________________________________      
Saiba mais
                                                                                                                                                   
Implantação do Samu é adiada para dia 31 de outubro em Varginha, MG                                    

Selecionados do Samu iniciam treinamento em Varginha, MG                                                        



Informações: Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas (Cissul)                        Leia mais no G1