Selecionados do Samu iniciam treinamento em Varginha, MG - ALÔ ALÔ CIDADE

Selecionados do Samu iniciam treinamento em Varginha, MG

Compartilhar isso


Samu Regional vai atender 153 municípios do Sul de Minas.
Previsão é que serviço comece a funcionar no início de agosto.

Teve início neste sábado (14) o curso para os selecionados que irão trabalhar no Samu Regional, que visa atender Varginha e região. A preparação dos selecionados do concurso, realizado no ano passado, já havia sido adiada duas vezes por falta de verba.
Samu (Foto: Reprodução/ EPTV)
Samu Regional com sede em Varginha vai atender 153 municípios (Foto: Reprodução/ EPTV)

A principal atividade durante o primeiro dia de treinamento foi a regulação, setor que, segundo os instrutores, é o ponto de partida do socorro às vítimas. Segundo a médica instrutora do curso, Ana Flávia Figueiredo Ribeiro, este primeiro contato é fundamental para o atendimento. “Este treinamento vai capacitar os profissionais a atender diversos tipos de ocorrências o mais depressa possível”, afirma.

A implantação do serviço começou a ser cogitada na região em 2010, quando 15 ambulâncias do Samu chegaram a Varginha. Os veículos ficaram três anos parados, totalmente inutilizados. Já as obras da sede regional do Samu começaram em outubro do ano passado. A estrutura já está pronta, mas ainda faltam os equipamentos.

O Samu Regional vai atender 153 municípios do Sul de Minas, onde vivem mais de 2,5 milhões de pessoas. Para atender toda a população, o serviço vai disponibilizar ambulâncias para 34 municípios e cerca de 30 hospitais já estão credenciados.

De acordo a direção do Samu Regional, João Paulo Ribeiro, toda a estrutura das 10 bases sub-regionais está em fase de finalização. A previsão é de que o serviço comece a funcionar na região no início de agosto deste ano.

Saiba mais:

Treinamento de profissionais do Samu começa no dia 14 de junho


Informações: Direção Samu Regional
Leia mais em: G1