Poços de Caldas sedia Feira Regional de Economia Popular Solidária do Sul de Minas - ALÔ ALÔ CIDADE

Poços de Caldas sedia Feira Regional de Economia Popular Solidária do Sul de Minas

Compartilhar isso

A Feira Regional de Economia Popular Solidária do Sul de Minas está marcada para os dias 22 e 23 de abril, na Praça Pedro Afonso Junqueira, de 9 às 22 horas, em Poços de Caldas

21/04/2016
Poços de Caldas sedia Feira Regional de Economia Popular Solidária do Sul de Minas - Fotos/divulgação
A feira é uma ótima oportunidade para adquirir produtos da agricultura familiar, neste segmento o café e o mel se destacam, peças de artesanato e confecção. Os produtos são de empreendimentos solidários das seis microrregiões do Sul de Minas: Itajubá, Pouso Alegre, Alfenas, Varginha, Passos e Poços.
“A feira é extremamente importante, e como vai acontecer em um feriado e em uma cidade turística, a nossa expectativa é que as vendas sejam potencializadas, com o aumento de público devido aos turistas”, informa a coordenadora do Fórum Regional de Economia Popular Solidária do Sul de Minas, Edna Leite Ramos.

“O movimento de economia solidária é muito organizado e articulado e, há muito tempo, reivindica do Governo do Estado mais apoio para os empreendimentos para que possam potencializar suas vendas. Agora o Estado está apoiando essas feiras, apoiará as feiras permanentes com entrega de barracas e ainda prestará assessoramento aos empreendimentos. Isto faz parte de uma política que o governo está implantando de apoio a essa modalidade de geração de renda”, informa o subsecretário de Trabalho e Emprego, Antônio Lambertucci.

A feira terá 30 barracas para comercialização dos produtos de EPS, uma tenda para alimentação e um espaço institucional da Sedese. A estrutura das feiras conta ainda com palco, sonorização de ambiente, iluminação, segurança particular, banheiros químicos e limpeza diária.

O público também poderá apreciar as manifestações culturais locais. Já confirmaram presença a Associação Chico Rei (teatro e sarau), o grupo Corrente Cultural (apresentação musical) e um coletivo de músicos de rap promete movimentar o evento.

Ao todo, serão realizadas 10 feiras regionais e uma estadual (veja quadro). Elas são organizadas pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com o Fórum Mineiro da Economia Popular Solidária, Conselho Estadual de Economia Popular Solidária e Prefeituras Municipais.

O Governo de Minas Gerais, por meio da Sedese, está investindo R$ 307.229 mil, na organização, estruturação e montagem das feiras. A iniciativa está prevista no Plano Estadual de EPS e no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e integra o Programa de Consolidação da Política de Economia Solidária da Sedese.

O principal objetivo é divulgar, fortalecer e incentivar a comercialização dos produtos e serviços oferecidos pelos programas e projetos da política da Economia Popular Solidária do Estado, buscando a promoção do consumo consciente e sustentável. Além de promover a comercialização direta dos produtos, a feira é espaço de promoção de negócios, fomento, formação e informação, visando à sustentabilidade dos empreendimentos.

Feiras de Economia Popular Solidária*



Data
Município
Local
1
15 e 16/4
G. Valadares
Praça dos Pioneiros
2
22 e 23/4
P. de Caldas
Praça Pedro Afonso Junqueira
3
30/04 e 1º/5
Uberlândia
Praça Tubal Vilela
4
6 e 7/5
Juiz de Fora
Praça Riachuelo
5
13 e 14/5
Diamantina
Praça  do Mercado
6
13 e 14/5
Montes Claros
Praça Matriz
7
14 e 15/05
Teófilo Otoni
Rua Dr. João Antonio próximo a Praça Tiradentes
8
20 e 21/5
Paracatu
Praça Firmina Santana
9
27 e 28/5
S. João Del Rei
Praça do Coreto
10
09 a 11/6
Metropolitana  BH
Praça Carlos Chagas s/n

• A Feira de EPS de Conselheiro Lafaiete terá data e local previamente marcados.

Feira Regional de Economia Popular Solidária Sul de Minas
Data: 22 e 23 de abril
Horário: 9 às 22 horas
Local: Praça Pedro Afonso Junqueira

Sugestão de fonte:
Diretora Regional da Sedese em Poços de Caldas, MG
Ana Luiza de Souza (35) 2101-1160 / (35) 98879-1173

Informações: Governo de Minas