Mudou o esquema de vacinação contra HPV, pólio, meningite e pneumonia.
Ministério da Saúde anunciou mudanças.
23/09/2016
Ouça:
As Doses devem ser aplicadas nas seguintes idades:
2 meses (VIP- vacina inativada)
4 meses (VIP- vacina inativada)
6 meses (VIP- vacina inativada)
15 meses (VOPb – vacina oral)
4 anos (VOPb – vacina oral)
Em caso de dúvida, durante a campanha de atualização do cartão de vacinação (19 a 30 de setembro), basta levar o cartão da criança a um posto de vacinação. O Dia D de Mobilização será no sábado, 24 de setembro, mas a campanha se inicia na próxima segunda-feira (19/09) e vai até 30 de setembro.
Ao todo, foram enviadas às unidades da federação 26,8 milhões de doses, que serve tanto para a vacinação de rotina, no mês de setembro (7,6 milhões), como doses extras para a campanha (19,2 milhões). Serão cerca de 36 mil postos fixos de vacinação e 350 mil profissionais de saúde envolvidos nos 12 dias de mobilização.
Cartão de Vacinação
Trata-se de um documento indispensável durante o desenvolvimento de uma criança, uma vez que o controle das vacinas pode evitar uma série de doenças. No entanto, adolescente e adultos também devem manter suas vacinas em dia.
Caso não esteja de posse do cartão de vacinação, por motivo de perda ou dano, é recomendado que o usuário procure o serviço de saúde que costuma vacinar ou que faça parte de seu território de abrangência. Lá, ele terá o chamado “cartão espelho”, no qual ficam arquivados os registros de doses que foram aplicadas.
- Clique aqui para baixar o cartão de vacinação para meninas.
- Clique aqui para baixar o cartão de vacinação para meninos.