Mostra Audiovisual Mineira ganha formato online e abrangência nacional - ALÔ ALÔ CIDADE

Mostra Audiovisual Mineira ganha formato online e abrangência nacional

Compartilhar isso

 A programação conta com 119 filmes, entre eles 27 premières nacionais e mundiais


Mostra Audiovisual Mineira ganha formato online e abrangência nacional - Foto: MOSCA

O cinema precisou se reinventar com a chegada da pandemia e as mostras audiovisuais encontraram no mundo virtual a oportunidade de manter vivos seus encontros. Foi o que aconteceu com a MOSCA – Mostra Audiovisual de Cambuquira, que há 15 anos se compromete com a difusão dos filmes de curta-metragem e cultura, para um público cada vez mais amplo. Prova disso é o enorme desafio que será enfrentado até o dia 12 de dezembro: a 13ª edição competitiva da MOSCA ganhou o formato online. Com a maior programação de filmes e atividades ofertadas até o momento, estão sendo exibidos 119 filmes nacionais e internacionais, divididos em seis recortes temáticos. Entre eles, a Mostra Mineira, que conta com 17 filmes.

Mostra Audiovisual Mineira ganha formato
online e abrangência nacional - Foto: MOSCA
A Mostra MOSCA tem histórico na difusão do cinema de curta-metragem entre crianças e adolescentes e um conteúdo especial e dividido em faixas etárias é exibido especialmente para este público. Uma das novidades da MOSCA ONLINE é a Mostra Jovem, que se destaca da antiga Infanto Juvenil e traz uma seleção contemporânea de peso à programação. Além da Mostra Brasil e Mostra Internacional, esse ano os amantes do cinema de terror e suspense poderão contar com a Mostra Meia-Noite, originada da Sessão da Meia-Noite, o programa temático mais antigo da MOSCA, que deixa de ser apenas uma sessão e ganha uma nova roupagem com 3 programas de curtas, 14 títulos, ilustrações exclusivas e até uma HQ produzida pelo artista cambuquirense Felipe Lemes.

Atividades características da mostra presencial não ficarão de fora, a conversa com os diretores está acontecendo em salas virtuais e as oficinas estão com as inscrições abertas e serão ofertadas durante a segunda semana do evento. A MOSCA também contará com exposições e atividades paralelas. Para ter acesso às informações e programação, os interessados podem seguir as redes sociais da MOSCA no @mostramosca e acessar o site www.mostramosca.com.br. Os filmes estarão disponíveis em duas plataformas: mostramosca.online e Videocamp.

A 13ª edição da MOSCA tem patrocínio da Plantec Distribuidora e é uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Romã Produtora Cultural.

Inscrições abertas para oficinas gratuitas da Mostra MOSCA

Cinco atividades serão ofertadas a partir do dia 8 de dezembro, através da plataforma zoom. As vagas são limitadas.

Todos os anos a MOSCA – Mostra Audiovisual de Cambuquira conta com oficinas em sua programação, conduzidas por professores, especialistas, artistas e todos aqueles que têm a oferecer aos frequentadores da mostra um conteúdo reflexivo, estimulante e sensível. Este ano, com a primeira edição on-line do evento, as oficinas serão ofertadas pela plataforma zoom, com atividades para crianças, jovens e adultos. Mas atenção: as vagas são limitadas! 

Programação das oficinas:  

Set Mosquinha, com Mariana Vieira: uma oficina de introdução à produção audiovisual na qual crianças de 6 a 11 anos são estimuladas a criar histórias e produzir seus próprios curtas-metragens de até 5 minutos. Acontecerá no dia 8 de dezembro.

Set Mosca Jovem, com Mariana Vieira: uma oficina de introdução à produção audiovisual na qual jovens de 12 a 17 anos são estimulados a criar histórias e produzir seus próprios curtas-metragens de até 5 minutos em casa. Acontecerá no dia 9 de dezembro.

Cinema Queer, com Henrique Rodrigues Marques: a oficina traçará um panorama histórico do cinema queer no Brasil, através da produção de curtas-metragens. Utilizando reflexões teóricas e propondo análises de obras selecionadas, busca responder o que define um filme como queer, o que difere essa produção do cinema dito LGBT e como se utiliza a teoria queer enquanto metodologia analítica e crítica. Acontecerá nos dias 8, 10 e 17 de dezembro.

Abebé: vidas negras no audiovisual, com Simone de Assis: a roda de conversa será para dialogar sobre a representação do corpo-oralidade e consciência negra no audiovisual brasileiro, reconhecendo o quanto o cinema é um dos interlocutores na formação de imaginários sociais em nossas vidas e comunidade(s). Acontecerá nos dias 11 e 12 de dezembro.

Corpas que gritam, com Débora Ambrósia e Tom Grito: nessa oficina, de criação poético performática, Tom Grito, poeta brasileire da cena do slam, vai propor exercícios de escrita e performance por meio da experimentação de processos de resistência e cura para corpas não hegemônicas, especialmente gordes e trans.

As inscrições e toda a programação da Mostra MOSCA, que vai até o dia 12 de dezembro, podem ser conferidas através do site www.mostramosca.com.br. Acompanhe o evento através das redes sociais @mostramosca. 



Mostra Audiovisual Mineira ganha formato online e abrangência nacional - Foto: MOSCA

Mostra Audiovisual Mineira ganha formato online e abrangência nacional - Foto: MOSCA

Mostra Audiovisual Mineira ganha formato online e abrangência nacional - Foto: MOSCA

Mostra Audiovisual Mineira ganha formato online e abrangência nacional - Foto: MOSCA
Mostra Audiovisual Mineira ganha formato online e abrangência nacional - Foto: MOSCA