Estado reforça enfrentamento à covid-19 em cidades do Sul de Minas - ALÔ ALÔ CIDADE

Estado reforça enfrentamento à covid-19 em cidades do Sul de Minas

Compartilhar isso

Força-tarefa da Secretaria de Saúde visita hospitais para auxiliar e orientar gestores municipais



A força-tarefa de enfrentamento à pandemia de covid-19 da Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) esteve nas cidades de Itajubá e Pouso Alegre na sexta-feira, 28/5, e em Passos na quinta-feira, 29/5. A visita técnica é mais uma ação do Governo de Minas Gerais para intensificar o apoio técnico aos gestores municipais e hospitalares, avaliando fluxos assistenciais, plano de ação e preparando o sistema de saúde para uma possível terceira onda do novo coronavírus.

“A força-tarefa conhece a assistência hospitalar dos municípios para trazer, da parte do Estado de Minas Gerais, respostas e sugestões que aperfeiçoam o atendimento aos pacientes covid. Diante da necessidade apresentada pelos municípios, do cenário epidemiológico da região e da situação da rede assistencial, a equipe elabora um parecer técnico a fim de auxiliar os gestores locais no enfretamento da pandemia”, explica a assessora geral de Gabinete da SES-MG, a enfermeira Adriana Vilela, uma das integrantes da equipe SES-MG.

Itajubá e Pouso Alegre

Em Itajubá, a equipe visitou o Hospital das Clínicas e a Santa Casa de Misericórdia. Receberam a força-tarefa o prefeito, Christian Gonçalves, a superintendente da Santa Casa, Renata Alvarenga e o diretor do hospital, o médico Carlos Magno. 


Segundo Adriana Vilela, as unidades hospitalares estão bem organizadas, com fluxos de atendimento separados para covid e não-covid. “Durante a visita, um dos focos foi a orientação, aos gestores hospitalares e locais,  sobre a atuação da Atenção Primária no controle da pandemia”, disse Adriana. 

Porta de entrada do paciente na rede hospitalar, nesta etapa é possível fazer a busca ativa de casos, ampliar testagem, divulgar informações e incentivo a medidas de prevenção de contágio. Segundo Adriana, a SES-MG disponibilizou notas técnicas orientativas voltadas para gestores locais para melhorar ainda mais o atendimento à população.

“Essa união entre estado e município é de extrema importância para que juntos possamos combater nosso maior inimigo, que é o vírus causador da covid”, destacou a Superintendente da Santa Casa, Renata Alvarenga.

No mesmo dia, em Pouso Alegre, a equipe técnica da Secretaria esteve no Hospital das Clínicas Samuel Libânio e na Unidade de Pronto Atendimento do município. A equipe conheceu o fluxo assistencial entre as unidades e realizou orientações sobre a assistência.

Passos

No dia anterior (quinta-feira, 27/5), a força-tarefa esteve em Passos, com membros da Secretaria Municipal de Saúde para alinhamento de ações de apoio, do estado, ao combate ao SARS-CoV-2.  O grupo visitou a Santa Casa de Misericórdia e Unidades Básicas de Saúde.

“Os gestores levantaram dificuldades e necessidades. A partir delas, a equipe da força tarefa emitiu recomendações para melhorar o enfrentamento à covid no município e tornar o fluxo assistencial mais efetivo”, pontuou Adriana Vilela. 

De acordo com ela foram avaliados os procedimentos assistências, os fluxos internos de atendimento e o manejo clínico dos pacientes que precisam ser transferidos, seja por via aérea ou terrestre. 

Com informações: Governo de Minas.

Publicidade