Enem: Como se preparar e o que estudar na reta final? - ALÔ ALÔ CIDADE

Enem: Como se preparar e o que estudar na reta final?

Compartilhar isso

 A postura do candidato daqui para frente é crucial para que esteja preparado para responder às 180 questões objetivas e ter bom desempenho na redação. 


 

Enem: Como se preparar e o que estudar na reta final?

 

* Leonardo Chucrute é Diretor-geral do Colégio e Curso ZeroHum

 

Estamos a poucos dias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A postura do candidato daqui para frente é crucial para que esteja preparado para responder às 180 questões objetivas e ter bom desempenho na redação. Lembrando que a prova será realizada nos dias 21 e 28 de novembro, tanto na versão digital quanto na impressa. 

 

Nessa reta final, recomendo que estude utilizando os fichamentos e resumos que já tem. Concentre-se nos assuntos que tem mais incidência no exame. Nesse período, é fundamental ter equilíbrio e analisar um pouco de cada matéria, em torno de uma hora e meia. Ficar focado muito tempo em um só conteúdo pode levar ao cansaço e ser improdutivo. 

 

Treine fazendo provas anteriores para aprender a administrar o tempo. Dessa forma, vai se sentir mais familiarizado e à vontade com o exame. Tenha atenção especial com a matemática, essa é a única disciplina em que 100% das questões é de uma área de conhecimento. 

 

Lembre-se da importância de tirar uma boa nota na redação, já que ela pode ser decisiva na classificação em concursos concorridos e recebe um grande peso no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Certifique-se de que está craque em relação aos temas cobrados e na estruturação do texto. Busque na internet pelas redações nota 1000, assim pode tê-las como referência para criar o seu padrão para fazer a redação. 

 

Outra dica para esse momento é tentar ter noites de sono tranquilas. Busque dormir bem. Os médicos orientam ter oito horas de sono. Atentem-se também à alimentação, pois ela influencia no bom rendimento. Coma alimentos saudáveis e que não sejam pesados, para não passar mal no dia da prova. 

Leonardo Chucrute - Colégio e Curso Zerohum

 

Após um ano letivo carregado de incertezas, o nervosismo e a insegurança podem ser vilões e atrapalhar os estudantes trazendo mais ansiedade. É natural se sentir assim, até porque a pandemia trouxe novos desafios. Tenha calma e tranquilidade para fazer o exame. Atividades físicas podem te ajudar a relaxar e esfriar a cabeça. O exercício é bom tanto para o físico quanto para o mental. Pense positivo: você se preparou e tudo vai dar certo. 

 

(*) Leonardo Chucrute é diretor-geral do Colégio e Curso ZeroHum, Professor de matemática, ex-cadete da AFA e autor de livros didáticos.