Em missão na Itália, Governo de Minas busca atrair investimentos da empresa, que conta com faturamento de 14 bilhões de euros e mais de 50 mil trabalhadores
![]() |
Estado apresenta potenciais de Minas para fábrica de helicópteros com atuação internacional - Foto: Aluísio Eduardo |
O diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, ressaltou que a missão internacional não busca apenas atrair investimentos, mas também estabelecer parcerias para o futuro. Ele afirmou: "O objetivo é fechar negócios que já vinham sendo negociados e plantar sementes para futuras colaborações, que, no final, resultarão em mais empregos e investimentos para Minas."
A reunião também proporcionou a oportunidade de destacar o potencial de Minas Gerais, que já possui experiência no setor aeronáutico, com empresas dedicadas à fabricação e produção de peças para aeronaves.
![]() |
Estado apresenta potenciais de Minas para fábrica de helicópteros com atuação internacional - Foto: Claudio Cereda / Leonardo Helicopters Vergiate |
"Minas tem uma expertise no setor aéreo, com centros de manutenção das empresas Gol e Azul, a fábrica de helicópteros Helibras em Itajubá, no Sul de Minas, e o centro de engenharia da Embraer, entre outros. A ideia foi mostrar que Minas tem capacidade e condições para abrigar operações da Agusta Leonardo no futuro", disse Braga.
Giuseppe Mignoli, gerente de vendas da Leonardo no Brasil, enfatizou o potencial de crescimento de Minas no setor. Ele disse: "Minas é um estado com um mercado muito promissor no setor de venda e manutenção de helicópteros, especialmente em aeronaves de resgate e de uso público."
A Agusta Leonardo é uma das maiores empresas do setor no mundo, com mais de 4,5 mil helicópteros em operação, atendendo cerca de 1,5 mil clientes de diferentes segmentos. A empresa tem um faturamento anual de 14 bilhões de euros e emprega cerca de 50 mil funcionários em todo o mundo. No Brasil, a empresa já forneceu helicópteros para diversas aplicações, incluindo operações de resgate do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.
Publicidade
Recentemente, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais adquiriu dois helicópteros da Agusta Leonardo, que serão usados em operações diversas de salvamento. Os helicópteros escolhidos são do modelo Koala, que oferece versatilidade e potência.
A visita à Agusta Leonardo reforça o compromisso do Governo de Minas em atrair investimentos e fortalecer a economia do estado, gerando empregos e oportunidades para a população.